criar site

Tolerância zero contra corrupção

(Foto: reprodução)
 
| Por Welson Gasparini |
A corrupção virou, realmente, uma epidemia em nosso país e, todos os dias,  a imprensa noticia novos casos envolvendo a Administração Pública com desvio de milhões de reais; dinheiro que deveria atender setores importantes - como Educação e Saúde -  indo  para os bolsos de criminosos espertalhões.
O triste é notar: são tantos os escândalos de corrupção em nosso País que novos casos são divulgados enquanto os já acontecidos ficam dormindo nas gavetas do Poder Judiciário.
Vários fatores são responsáveis por esta impunidade dos corruptos: número de funcionários inferior ao necessário nas repartições judiciais e, principalmente, uma sequência de leis processuais colocando, em primeiro lugar, o interesse dos réus e, depois, o chamado bem comum. Além das sentenças demorarem muitas vezes anos e anos para serem aplicadas, elas beneficiam, em grande parte, aqueles que usaram e abusaram dos seus cargos fazendo fortunas com o dinheiro público.
A situação atual - com leis e procedimentos legais absurdos - representa um estímulo para aqueles dotados de poder e destituídos de  valores éticos e morais na condução dos seus atos. Regra geral, eles acreditam  não serem  bobos e querem levar vantagens em seus atos.
É preciso mudar esta realidade. É preciso uma grande reação. Não podemos aceitar o  Brasil prosseguindo  neste caminho. Penso ser urgente estabelecer em nossas leis e regulamentos oficiais o princípio da “Tolerância Zero” para os atos de corrupção.
Chega de assistir a escândalos seguidos de impunidade; que o povo exija dos governantes, dos que têm poder em suas mãos, a garantia  - e com urgência – de procedimentos legais e processuais assegurando  tolerância zero para com os atos de corrupção.Assim, nós teremos justiça e mais dinheiro para a saúde e educação: a  nação brasileira não pode aceitar, passivamente,  essa situação ora  atravessada. A corrupção, volto a insistir, virou epidemia em nosso país. Aqueles que têm o poder em suas mãos, acabam abusando disso, são “espertos” e se locupletam com o dinheiro público.
Alguém pode indagar  “e na Assembleia Legislativa, o que pode ser feito?”. Na realidade, para haver justiça, é preciso a reforma, principalmente, das leis que punem os crimes. É preciso que os códigos de processo, os códigos criminais, sejam modificados e possam efetivamente funcionar. Eu tenho a certeza de que, com a pressão popular, o povo exigindo dos seus administradores leis objetivas para a Justiça funcionar, a situação vai melhorar; é necessário, também, que o Poder Judiciário conte com um número necessário de funcionários para poder dar velocidade aos processos em tramitação.
A “Tolerância Zero” para os crimes de corrupção precisa ser adotada o quanto antes para haver  justiça em nosso país e não precisemos confirmar aquela célebre assertiva atribuída ao general De Gaulle:” “O Brasil não é um país sério”.
Para mudar essa imagem negativa,  só vejo uma saída: aplicar a “Tolerância Zero” e punir  os corruptos com maior velocidade...
 





Welson Gasparini é deputado estadual/PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.
 

 

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.