criar site

Moradores querem que indústria acabe com barulho ensurdecedor

Barulho aumentou depois da instalação de equipamento em uma torre
(Foto: EPTV/divulgação)
(11/9/2013 - www.mococa24horas.com.br) O portal de notícias da Globo, g1.globo.com, São Carlos e Araraquara, está informando que moradores do bairro Vila Maria, cansados do constante barulho provocado por máquina da Mococa S.A., estão fazendo um abaixo assinado para ser entregue ao Ministério Público para as devidas providências:
"Moradores de um bairro de Mococa (SP) reclamam do constante barulho provocado pela máquina de uma indústria, desde abril deste ano. Incomodados com a falta de providências da empresa, eles estão fazendo um abaixo-assinado para entregar ao Ministério Público. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) já notificou a empresa e aguarda resposta até o dia 18 de setembro. A Laticínios Mococa alega que já fez mudanças e, em dois meses, o barulho vai diminuir ainda mais.
O ruído é frequente e incomoda a qualquer hora, mas principalmente durante a noite. A dona de casa Emilinha Ramalho, moradora mais antiga do bairro, disse que nunca foi tão difícil conviver com a situação. “Barulho tinha, mas não como hoje. Eu tenho uma irmã de 93 anos que coloca as mãos nos ouvidos e pergunta o que é isso”, disse.
Com o abaixo-assinado, os moradores querem que a empresa tome providências para diminuir o impacto sonoro. “Eu trabalho o dia todo, então eu convivo com isso o dia todo. O barulho é insuportável”, afirmou a costureira Neide de Ruzza.
Problema auditivo agrava - A bancária aposentada Marlene Aparecida de Castro já tinha problema auditivo e afirmou que o quadro se agravou por morar no local. Há um ano ela reformou a casa para tentar para reduzir o som que vem da fábrica. “É como se você estivesse em uma boate. Não dentro dela, mas do lado de fora. Ouvindo aquele som altíssimo. Fica um chiado, um apito”, reclamou.
A situação se agravou depois da instalação de um equipamento em uma torre, em abril. A Cetesb fez uma notificação no dia 28 de agosto e pediu a entrega de um projeto para reduzir o barulho. A empresa tem até o dia 18 para se manifestar. “Caso não tenha nenhum andamento desse processo de eliminação dos incômodos, a Cetesb aplicará outra penalidade e a seguinte será uma multa”, disse o gerente da agência da Cetesb, José Afonso Moreira.
Ruído de 70 decibéis - Todas as avaliações da Cetesb constataram que os níveis de ruído estão acima do permitido. “No período diurno estabelece um padrão de 60 decibéis para a área externa. Lá obteve-se um valor de 70”, disse Moreira.
A Cetesb recomendou que o equipamento da indústria fosse desligado no período noturno até que o problema seja resolvido, mas a empresa não está seguindo a orientação.
A gerente industrial da Laticínios Mococa, Elys Angela Souza, disse que a empresa já tomou providências para reduzir o ruídos ao nível anterior à instalação do equipamento. Em aproximadamente dois meses irá reduzir ainda mais o barulho para evitar reclamações dos vizinhos da fábrica.
Quanto ao funcionamento da máquina durante a noite, a empresa informou que desligar o equipamento, mesmo no período noturno, pode fazer com que a empresa entre em colapso".


Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.