criar site

Só o voto do eleitor deve ser secreto...

Já o voto de deputado, senador e vereador deve ser aberto, absolutamente transparente
(Foto: reprodução)
| Por Welson Gasparini |
A polêmica criada pela não cassação do deputado Natan Donadon, ex-PMDB de Roraima, condenado pela justiça por corrupção ativa, trouxe às manchetes a questão do “voto secreto”, felizmente já extinto,   na Assembleia Legislativa de São Paulo, desde 2001. Secreto, a meu ver, deve ser apenas o voto do eleitor, até mesmo para protegê-lo de pressões indevidas; o voto do parlamentar, no exercício do seu mandato, deve ser aberto, absolutamente transparente.
O voto deve ser aberto para tudo, mas, principalmente, para  quando se tratar da cassação de mandatos de deputados corruptos, julgados e condenados pelo poder judiciário. Não tem sentido o espírito corporativo sobrepor-se aos princípios da ética e da moralidade públicas. Lugar de preso é na cadeia e não no plenário de uma casa de leis.
O anonimato protege comportamentos, muitas vezes, indecorosos; é um desrespeito à vontade do próprio eleitor que espera, do  representante por ele eleito, um mínimo de postura. Ao negar quórum para a cassação do mandato de Donadon – com muitos deputados deixando de votar embora estivessem presentes na sessão – a Câmara Federal colocou-se contrária ao próprio clamor da sociedade brasileira.
Uma democracia não se faz com coleguismo mas, sim, com atitudes firmes e ponderadas. O deputado tem o direito de votar SIM ou votar NÃO mas, não, o de se proteger da opinião publica através do artifício do voto secreto.
Quem é eleito tem obrigações não apenas com sua consciência mas, também, com o seu eleitor. O “voto secreto” – ainda adotado no Congresso Nacional e em algumas assembleias legislativas de estados brasileiros -  é um escapismo lamentável que deve ser definitivamente extirpado do  parlamento brasileiro. O parlamentar deve ter coragem para se sobrepor, se for caso, aos interesses partidários ou até mesmo ideológicos; afinal, ele foi eleito para TER e DEFENDER opiniões e para votar de acordo com suas convicções; jamais, porém, o de se esconder atrás do voto secreto...
Secreto, insisto, deve ser apenas o voto do eleitor; jamais o de seus representantes, sejam eles vereadores, deputados estaduais, deputados federais ou senadores. O aperfeiçoamento democrático torna o “voto secreto” inaceitável e sua revogação, entendo,  uma premissa inadiável; o exemplo de São Paulo, embora  12 anos depois, deve se irradiar em todo o Brasil e também em Brasília...
 


Welson Gasparini é deputado estadual/PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.
 

 

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.