criar site

Emprego industrial continua em queda na região, apontam Fiesp e Ciesp

Agosto encerrou com menos 200 vagas
(Foto: reprodução)
(13/9/2013 - www.mococa24horas.com.br) A indústria da região de São João da Boa Vista, que abrange Mococa e outras 19 cidades, encerrou o mês de agosto com aproximadamente 200 empregos a menos e a variação ficou em -0,67%. Este é o resultado apurado pela pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo, realizada todos os meses pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp, e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Ciesp.
A Diretoria Regional do Ciesp, em São João da Boa Vista, com exclusividade ao mococa24horas, fez a seguinte análise: "No ano, temos um acumulado de -1,15%, representando uma redução de aproximadamente 350 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -2,08%, representando uma redução de aproximadamente 650 postos de trabalho. O índice do nível de emprego industrial foi influenciado pelas variações negativas dos setores de Celulose, Papel e Produtos de Papel (-13,64%), Produtos de Minerais não Metálicos (-1,92%), Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (-1,27%) e Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-0,22%), que são os setores que mais influenciam o cálculo do índice total da região".
Analisando o acumulado no ano e em 12 meses, a diretoria do Ciesp informou: "Quando comparados os meses de agosto dos anos de 2012 e 2013 temos um cenário pior, pois em agosto de 2012 o resultado foi praticamente estável em 0,03%".
(Foto: Helcio Nagamine/Fiesp/divulgação)
O pior agosto - Na avaliação do diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini (foto), o agravamento da situação de emprego em agosto deste ano se deu pela exaustão de empresas que vinham mantendo seu quadro de funcionários acima do seu nível de demanda em meio a expectativas de melhora das condições econômicas. “As empresas estão um pouco mais cansadas dessa espera e resolveram promover um ajuste que deve prosseguir. Houve aumento de estoques, o que significa frustração de vendas. Então, se há frustração, você resolve ajustar”, diz Francini.
Com exceção de 2011, a taxa de desemprego na indústria em agosto é a pior da série histórica da Fiesp iniciada em 2006. Segundo Francini, o desempenho dos setores no mês passado é o pior desde o início da pesquisa. “Se tem 73% dos setores caindo é porque está mal mesmo. Em nenhum agosto dos outros anos houve resultado semelhante a esse”, afirmou.
Região de São João da Boa Vista ocupa a 4ª posição no ranking da variação negativa de emprego - A pesquisa da Fiesp e do Ciesp mostrou ainda que das 37 regiões analisadas, 12 apresentaram quadro positivo, 8 ficaram estáveis e 17 regiões encerraram o mês de agosto negativas.
Entre as 12 regiões que apresentaram variação positiva, as que mais se destacaram foram Sorocaba (1,34%), São Caetano do Sul (0,79%), Matão (0,61%), Jaú (0,56%) e São José dos Campos (0,26%).
Dentre as 8 que encerraram o mês de agosto estáveis, as que mais se destacaram foram Marília (0,03%), Presidente Prudente (-0,06%) e São Bernardo do Campo (-0,12%).
Já entre as 17 regiões que apresentaram quadro negativo, as que mais se destacaram foram Campinas (-0,41%), Rio Claro (-0,65%), Cubatão (-0,66%), São João da Boa Vista (-0,67%) e Piracicaba (-0,71%).





Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.