criar site

Primeira guitarra oficial do Rock in Rio 2013 é feita em Mococa

Desenvolvida pelo luthier Jean Mendes, de Mococa,
a guitarra foi inspirada em Eddie Van Halen, fundador da banda Van Halen 
(Foto: Ely Venâncio/EPTV/divulgação)
(13/9/2013 - www.mococa24horas.com.br) O portal de notícias da Globo, g1.globo.com, São Carlos e Araraquara, está informando que a primeira guitarra licenciada do "Rock in Rio 2013", que começa nesta sexta-feira, 13, no Rio de Janeiro, foi criada pelo luthier Jean Mendes, da Mendes Luthieria, de Mococa:
"A primeira guitarra licenciada pelo maior festival de música do mundo foi criada por um artesão de Mococa (SP). O instrumento, que leva a marca oficial do Rock in Rio, foi feito pelo luthier Jean Mendes, que se inspirou no americano Eddie Van Halen.
“É um guitarrista muito importante dos anos 1980 e até hoje. É um mestre que era muito conhecido por uma guitarra que ele usava e ele mesmo fazia alterações, ele mesmo era o luthier”, contou Mendes.
O projeto levou seis meses para ser concluído. Os desenhos do projeto foram feitos no computador. Em uma pequena fábrica, tudo é feito artesanalmente com quatro tipos de madeira de lei certificadas e também de demolição. A partir de moldes, a peça é cortada e lixada até chegar ao formato ideal. Após ser pintada, com uma pistola de cor, ela é polida.
O convite para desenvolver a guitarra surgiu da parceria com Celso Pixinga. “É um dos maiores baixistas do Brasil, conhecido no mundo inteiro. Ele me convidou para entrar nesse projeto e tem caminhado bem”, disse Mendes.
O ofício, que começou por brincadeira, ganhou o reconhecimento de um festival internacional. O luthier começou a construir instrumentos quando ainda era adolescente. Ele usou pedaços de uma cama velha para construir o primeiro contrabaixo, em vez de comprar um novo.
“Como todo adolescente, você tem um momento que quer tocar um instrumento e aprender mais de música. Meu pai não se agradava muito com essa história, então eu construí o primeiro instrumento vendo a foto de um anúncio em uma lista telefônica, sem ferramentas e informação nenhuma, só com muita vontade”, contou.
A guitarra está à venda em lojas especializadas e sites de compras com preço médio de R$ 599,
".







Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.