criar site

Quedas internam 2 idosos por dia na região

Mulheres são as maiores vítimas
(Foto: SES/RJ/reprodução)
(11/9/2013 - www.mococa24horas.com.br) De acordo com os indicadores da Secretaria de Estado da Saúde, cerca de dois idosos são internados por dia nos hospitais públicos da região de São João da Boa Vista, que abrange Mococa, em razão de quedas. Houve 915 internações de pessoas com mais de 60 anos em 2012  nos serviços hospitalares do SUS - Sistema Único de Saúde da região. No Estado houve 27.817 internações causadas por quedas, segundo levantamento da Secretaria.
Os números da região de São João da Boa Vista superam os das regiões de Araçatuba (779), Araraquara (627), Barretos (505), Franca (447), Presidente Prudente (653) e Registro (136).
Mulheres são as maiores vítimas - O levantamento da Secretaria de Estado da Saúde revela que no Estado, "60% das internações foram de mulheres com mais de 60 anos". O médico geriatra, Anderson Della Torre, explica o motivo da queda em idosos, “Um dos maiores motivos de quedas em idosos é a falta de equilíbrio e a perda de massa muscular, que ocorrem naturalmente com o avanço da idade”. Segundo o médico, o número é maior em mulheres pois as idosas tendem a ser mais ativas e possuem menos massa muscular do que os homens. O uso de medicamentos e o comportamento dos idosos também podem ser apontados como causadores de quedas. Idosos mais ativos, que tendem a realizar atividades, principalmente dentro de casa, possuem maior risco informa o médico.
Dicas para evitar quedas dentro e fora de casa -
"- Realizar atividades para reforço muscular e equilíbrio.
- Quando sofrer alguma queda procurar um médico imediatamente para investigar qual o motivo.
- Utilizar calçados fechados e que possam ser presos ao redor dos calcanhares.
- Em casa, retirar possíveis obstáculos como mesas de centro.
- Colocar os objetos mais utilizados no dia a dia em prateleiras baixas ou em locais de fácil alcance.
- Tomar cuidados para não utilizar tapetes em casa, principalmente no banheiro.
- Em caso de idosos que já tenham muita falta de equilíbrio, é recomendável que sejam instaladas adaptações como corrimãos, elevação dos vasos sanitários e barras de apoio" (Fonte: Secretaria de Estado da Saúde).



Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.