criar site

7ª Primavera de Museus movimenta museus da região

Fazenda Nova mostra a vida de escravos e fazendeiros
(Foto: Fazenda Nova/divulgação)
(24/9/2013 - www.mococa24horas.com.br) Desde segunda-feira, 23, acontece em todo o País, a 7ª Primavera dos Museus, que busca mobilizar os museus a desenvolverem programações especiais a respeito de temas específicos para intensificar suas relações com a sociedade. Promovido pelo Instituto Brasileiro dos Museus, o Ibram, o tema deste ano é "Museus, Memórias e Cultura Afro-Brasileira" e cerca de 884 instituições realizam ações educativas, oficinas, exposições e visitas guiadas, entre outras atividades, abordando esta temática.
Em Mococa, a Fazenda Nova participa da programação da 7ª Primavera dos Museus. Segundo a programação, a partir desta quarta-feira, 25,  na Casa da Sesmaria, acontece ação educativa que relata a vida dos escravos e fazendeiros das fazendas de gado por meio de documentos e objetos. A ação vai até domingo, 29, das 9h00 às 16h00.
Na região, além de Mococa, participam da 7ª Primavera dos Museus, museus de São José do Rio Pardo e Casa Branca.
Em São José, no Museu Rio Pardense, desde segunda-feira, 16, acontecem atividades voltadas à temática da 7ª Primavera dos Museus, como visita guiada ("mostra aspectos da influência dos negros na vida das cidades do interior, principalmen­te as ligadas à produção rural, danças, aspectos do nosso folclore, alimentação e miscigenação da nossa raça"), performance ("representação simbólica e corporal sobre as influências da cultura negra em nossas vidas, principalmente nos movimentos de dança") e exibição de filmes ("apresentação de filmes com temática afins"). As atividades vão até 3 de novembro, das 19h30 às 22h00.
Já em Casa Branca, no Museu Histórico e Pedagógico "Alfredo e Afonso de Taunay", das 8h00 às 17h00, acontece exposição com objetos da época da escravatura, fotos de membros da comunidade afro-brasileira e seus artesanatos. A exposição vai até domingo, 29. Nesta quarta-feira, 25, às 20h00, no Clube Casa Branca (Pça. Barão de Mogi Guaçu, 51, Casa Branca), acontece palestra sobre a importância da cultura afro-brasileira na história de Casa Branca.
Serviço - Fazenda Nova, Casa da Sesmaria (19) 3656-0109/3634; Museu Rio Pardense (19) 3682-7856/8134-3537; Museu Histórico e Pedagógico "Alfredo e Afonso de Taunay" (19) 3674-0309.



Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br
 

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.