criar site

"Bel" Guerra, de Mococa, está na Seleção Brasileira Feminina de Todos os Tempos, da revista Swim Channel

Entre 1971 e 1976, nadadora foi recordista sul-americana no medley
(Foto: AEM/reprodução)
(17/9/2013 - www.mococa24horas.com.br) A revista Swim Channel, publicação especializada em natação, eleita a melhor revista do segmento no mundo em 2012 e escrita por nadadores, está divulgando, em seu blog, as principais nadadoras da história do Brasil que formariam a Seleção Brasileira Feminina de Todos os Tempos.
Neste ranking criteriosamente elaborado aparece a nadadora Maria Isabel Vieira Guerra, a "Bel", de Mococa, que nos anos 1960/1970 fez história na natação sul-americana defendendo as cores da Associação Esportiva Mocoquense. "Bel Guerra, foi quarta colocada no Pan de 1971 em Cali na Colômbia, participou das Olimpíadas de 1972 em Munique na Alemanha; foi a grande nadadora de medley de sua época, sendo recordista sul-americana de 1971 a 1976", informa o professor Flávio Campos, coordenador de esportes da AEM.
Assim, "Bel" Guerra se insere no seleto rol  de nadadoras que escreveram a história da natação brasileira, como Maria Lenk, Piedade Coutinho, Fabíola Molina, Patrícia Amorim e Joanna Maranhão.
Confira o registro que a revista Swim Channel fez em seu blog sobre a "Bel" Guerra:
 
"200m medley
Joanna Maranhão
Maria Isabel Guerra
A verdadeira especialidade de Joanna Maranhão é os 400m medley. Mas seus resultados nos 200m medley também são os melhores da história do país. Melhor em Pans (única medalha do Brasil na prova, bronze em 2011), melhor em mundiais (semifinalista em 2005 e 2009) e melhor em Olimpíadas (semifinalista em 2004 e 2012) – nenhuma outra brasileira terminou entre as 16 nesses dois últimos eventos. Aliás, curiosamente seus resultados em mundiais são até melhores do que os que obteve nos 400m medley na mesma competição. Depois de Joanna, o melhor resultado é de Maria Isabel Guerra, quarta colocada no Pan de 1971. Ela foi a grande nadadora de medley de sua época, recordista sul-americana de 1971 a 1976, quando sua marca foi quebrada por Flavia Nadalutti, outra candidata à vaga nesta prova. Em mundiais, Flavia tem colocação melhor que Maria Isabel, mas esta foi melhor em Olimpíada
".
 
Sobre a Seleção Brasileira Feminina de Todos os Tempos - Segundo os jornalistas da revista especializada em natação, "escolhemos duas nadadoras por prova, em uma equipe que hipoteticamente nadaria junta uma competição internacional, na qual dois atletas por prova por país são permitidos. Selecionamos apenas provas olímpicas. Alguns nomes podem soar desconhecidos para alguns, em um número maior do que os homens da semana passada [a revista divulgou também os principais nadadores do Brasil]. Em um país que a maioria só presta atenção nos medalhistas olímpicos, isso é normal, pois as mulheres do Brasil ainda não conseguiram pódios em Olimpíadas ou mundiais. Por isso, prestem atenção nos nomes que abaixo seguem: são de verdadeiras guerreiras que contra tudo e contra todos (preconceitos em suas épocas, falta de incentivo e até disputas contra nadadores assumidamente dopadas) marcaram época na história do esporte nacional com belas histórias e conquistas".


Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.