criar site

Justiça do Trabalho soluciona mais de 300 ações em 2012

PJe não chega a Mococa em 2012
[7/8 - mococa24horas] O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, sediado em Campinas e que abarca a Vara do Trabalho de Mococa, inaugurou na sexta-feira, 3, uma nova fase na Justiça brasileira com a implantação do Processo Judicial Eletrônico, o PJe-JT, em 1ª e 2ª instâncias, que nada mais é do que o processo trabalhista tramitando de forma eletrônica, sem uso de papel. Sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça, o projeto tem como base a Lei nº 11.419/06 e o objetivo é de tornar mais ágil, acessível e eficiente a Justiça do Trabalho.
Presente à sessão inaugural, que acompanhou a transmissão do ajuizamento da primeira ação direto da Vara do Trabalho de Piedade, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, disse sobre a importância da introdução do PJe-JT, "A partir de hoje, empresários e trabalhadores passam a contar com um sistema novo, moderno e uno de processamento judicial eletrônico, que trará vantagens para todos, não só pela ampliação do acesso à Justiça e pela maior racionalização da dinâmica processual, com a eliminação de rotinas burocráticas e dos chamados ‘tempos mortos’ do processo, como também pela substancial diminuição de gastos públicos e pela enorme contribuição para a sustentabilidade ambiental." Já o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, disse que o PJe imprimirá uma modernização há muito almejada pelo Poder Judiciário, "O Processo Judicial Eletrônico representará enorme e irreversível passo em direção a um novo paradigma, um novo modelo no manuseio das reclamações trabalhistas".
O TRT da 15ª Região  informa ao mococa24horas que pretende "cumprir um cronograma que prevê a instalação do processo eletrônico em outras 14 VTs, visando atender a meta estabelecida pelo CNJ de colocar o sistema em funcionamento em pelo menos 10% do total de unidades judiciárias trabalhistas do Regional em 2012". A Vara de Trabalho de Mococa (foto) não está neste cronograma de instalação do processo eletrônico em 2012.
VT de Mococa solucionou 783 ações em 2011 - Em 2011, a VT de Mococa recebeu 792 processos trabalhistas e solucionou 783. O saldo de processos em trâmite em 31 de dezembro foi de 321, informa o TRT da 15ª Região com exclusividade ao mococa24horas. O setor da indústria e suas ramificações (metalúrgica, mecânica, material elétrico, alimentação, bebidas, fumo, tecelagem, química, papel, construção civil, entre outros) foi responsável pelo maior número de ações ajuizadas no ano passado (233 processos trabalhistas), seguido por serviços (reparação, manutenção, limpeza, segurança etc., com 188 ações)  e agropecuária, extração vegetal e pesca (100 ações). Já no 1º semestre deste ano a VT recebeu 540 ações trabalhistas e solucionou 361.


Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.