criar site

Bombeiros não atendem queimada em terreno no Morro Azul


[27/8 - mococa24horas] Todo ano é a mesma coisa nesta época de estiagem em Mococa, que termina em 30 de setembro. Algumas pessoas, por questão de cultura e ignorância, colocam fogo nos terrenos baldios e provocam incêndios, que causam impactos na qualidade do ar e transtorno aos vizinhos destes imóveis, chegando a colocar em risco a saúde e a vida destas pessoas, além de causar danos ao meio ambiente. Uma das desculpas de quem põe fogo é que o proprietário do terreno não cuida e que usam o fogo como ferramenta de limpeza contra o mato. (Leia notícia relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2012/07/queimadas-criminosas-causam-transtorno.html). Já a prefeitura faz "cara de paisagem" na hora de aplicar o código de posturas municipal e a legislação local que proíbe fazer queimadas em terrenos urbanos.

 Bombeiros ignoram fogo em terreno - Nesta segunda-feira, 27, aconteceu um destes casos no Jd. Morro Azul, rua das Bisnagueiras, e a reportagem do mococa24horas acompanhou. Um vizinho (que não foi identificado) de um terreno abandonado colocou fogo e causou todo o transtorno comum a este tipo de ocorrência: fuligem e fumaça invadindo as casas das redondezas, inclusive habitadas por pessoas idosas e crianças e com problemas respiratórios e fogo chegando nos limites de residência habitada.
Mas o que causou estranheza foi a atuação do Corpo de Bombeiros local neste caso, uma vez  que são treinados para dar prestação de socorro em acidentes com a maior eficácia e em menor tempo, seguindo o lema "Bombeiros à sua disposição". Um vizinho do terreno pediu socorro ao Corpo de Bombeiros local, que prometeu comparecer e não chegou ao local para acabar com o fogo. Ficando o denunciante e moradores do local a ver o fogo queimar o terreno e a respirar a fumaça nas cercanias de seus imóveis, afora o cheiro da queimada que fica nos imóveis por vários dias.
O denunciante informa ao mococa24horas que pagou normalmente a taxa de bombeiros, "para sustentar um serviço que é mantido e de responsabilidade do Estado e do Município (!?)".
Acompanhe a cronologia da ocorrência:
Entre 10h30 e 11h00 - Morador vizinho à queimada liga para o 193 e solicita socorro do Corpo de Bombeiros local para acabar com fogo, que estava começando, em terreno urbano. O morador deixou seu endereço domiciliar e informou o local à atendente do 193. A atendente informa que providenciará atendimento.

Entre 11h00 e 11h55 - Morador denunciante volta a ligar para o 193 sobre a não presença do Corpo de Bombeiros no local. A atendente informa que a viatura está abastecendo - depois de atender ocorrência na Vila Carvalho -, mas que seguirá em seguida.
Entre 11h55 e 12h20 - Morador denunciante volta a ligar para o 193 e informa que a viatura não precisa vir mais, pois o fogo se apagou sozinho e queimou 65% de dois terrenos urbanos. O atendente informa que a viatura esteve no local e não constatou nenhuma anormalidade.
O denunciante informa ao mococa24horas que em nenhum momento a viatura o procurou em sua residência (já que ele informou o nº de sua residência à atendente do 193) tampouco avistou a viatura no local ou recebeu um telefonema do Corpo dos Bombeiros acerca das providências adotadas.  (Fotos: mococa24horas)

Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.