criar site

21º Salão de Artes Plásticas e 1º Salão Juvenil abertos até 28 de setembro na Rogério Cardoso

[28/8 - www.mococa24horas.com.br] O 21º Salão de Artes Plásticas de Mococa e o 1º Salão Juvenil de Artes Plásticas já estão abertos à visitação pública na Casa de Cultura "Rogério Cardoso", em Mococa. A última edição do Salão (a 20ª) aconteceu em 2005. Os apreciadores das artes plásticas poderão apreciar, entre os trabalhos premiados, dezenas de obras de artistas mocoquenses e da região. 
Este ano, a novidade foi a realização do 1º Salão Juvenil de Artes Plásticas, que premiou artistas com idade entre 10 e 17 anos, com a medalha "Bruninho", em homenagem ao escultor mocoquense, Bruno Giorgi. Já os melhores do 21º Salão de Artes Plásticas de Mococa foram premiados com a medalha Bruno Giorgi, cunhada originalmente pelo próprio artista (foto no destaque).
O curador dos salões de artes  plásticas foi o museólogo, crítico e diretor do Centro Cultural São Paulo, de São Paulo, o mocoquense Ricardo Resende, que analisou o Salão em nota, "Pinturas de natureza morta, de flores, de paisagens, de casario e esculturas de figuras humanas. Ainda as situações singelas da pintura Naïf ou nas formas escultóricas amorfas feitas em argila. É disso que um salão de arte é composto. E a sua maior contribuição para a cidade de Mococa, é a de aproximar os mocoquenses, — o público e os artistas —, a quem em primeira instância o salão se destina, definitivamente da arte. O propósito maior é de estreitar esta relação, arte e público sem hierarquias".
O 21º Salão de Artes Plásticas e o 1º Salão Juvenil de Artes Plásticas são uma realização do departamento de Cultura e Turismo, Casa de Cultura "Rogério Cardoso" e Comissão Organizadora, com patrocínio da Prefeitura local.
Os premiados - Na segunda-feira, 27, às 20h00, aconteceu a cerimônia de abertura e a premiação dos melhores trabalhos do 21º Salão de Artes Plásticas de Mococa e do 1º Salão Juvenil de Artes Plásticas, na Casa de Cultura "Rogério Cardoso", que recebeu grande público (foto). O evento foi marcado pela abertura de exposição do artista plástico David e pelo lançamento do livro "As Visitas que Hoje Estamos", de Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira, editado pela Iluminuras.
Os artistas que foram premiados no 21º Salão de Artes Plásticas de Mococa, e respectivas categorias, foram:
Pintura - Medalha de ouro: Ana Palladini (foto no destaque, com o prefeito Antonio Naufel); Medalha de prata: Getúlio Cardozo da Silva;  Medalha de bronze: Rosely Gregio. Escultura - Medalha de ouro: Antonio Geraldo F. Ferreira; Medalha de prata: Eloísa M. Costal Bonadio; Medalha de bronze: Lavínia Soares de Camargo. Gravura/desenho - Medalha de ouro: Tony Hajine Watanabe; Medalha de prata: Lavínia Soares de Camargo; Medalha de bronze: Maria Rosa V. Pontes Cambra. O 21º Salão teve 78 inscritos, com 133 obras.
Já os artistas que foram premiados no 1º Salão Juvenil de Artes Plásticas, e respectivas categorias, foram:
Pintura - Medalha de ouro: Amanda Moreira Veloso; Medalha de prata: Maria Laura S. de Lima. Desenho - Medalha de ouro: Lino P. Ricciardi; Medalha de prata: João Haddad Assarah. O 1º Salão teve 8 inscritos, com 14 obras.
Serviço -  A Casa de Cultura "Rogério Cardoso" fica na R. Muniz Barreto, 54, Centro. Horário de funcionamento: segunda-feira, das 13h30 às 17h00; terça a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. (Fotos: Ana Maciel e Luiz Antônio Scarparo Maciel/divulgação)


Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.

Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria




Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.