criar site

Campanha reforça importância do aleitamento materno

Mococa não tem banco de leite
[2/8 - mococa24horas] Ontem foi comemorado o Dia Mundial de Aleitamento Materno e o Ministério da Saúde lançou em todo o País a campanha nacional de amamentação 2012, que tem como objetivo incentivar o aleitamento para a formação da criança, tendo como madrinha a cantora Wanessa Camargo. A campanha utiliza a experiência da cantora para desmistificar uma dúvida enfrentada por milhões de brasileiras, amamentar ou não amamentar, “Foi uma descoberta na minha vida este dom, esta dedicação que é amamentar. É um momento difícil, em que a gente fica cansada, em que a gente tem dúvidas, mas nada justifica você não amamentar o seu filho se você pode, se você tem saúde. O maior ato de amor possível é dar nosso leite para eles”, diz Wanessa.
Especialista consultado pelo mococa24horas recomenda que os bebês sejam amamentados até completarem, pelo menos, os 2 anos de idade.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde desvenda alguns mitos e verdades sobre o aleitamento materno:
"Algumas mães não têm leite. Mito. Toda mulher, após o nascimento da criança, produz leite por meio da sucção. Quanto mais o bebê sugar, mais leite será produzido. Beber bastante água é fundamental durante a lactação. Se a mãe produz pouco leite, pode aumentar a frequência das mamadas, ou seja, diminuir os intervalos entre elas.
É preciso preparar a mama durante a gestação, para que a mulher consiga amamentar corretamente.
Mito. Não é necessário massagear os mamilos, esfregar com bucha vegetal, e muito menos passar cremes ou pomadas. No máximo, a gestante pode tomar banho de sol ou de luz (de 40v) para auxiliar na produção de melanina. Não se deve estimular o bico durante a gestação, pois qualquer estímulo pode acelerar o trabalho de parto prematuro.
Compressa de água quente ajuda na produção do leite materno.

Verdade. Colocar compressas quentes nas mamas ajuda, sim, a produzir mais leite. Mas só são indicadas quando a produção é baixa. Do contrário, pode causar ingurgitamento mamário (empedramento).
Os bebês precisam mamar em um peito só por vez.

Verdade. O leite materno tem três fases. A primeira (logo no começo da mamada) é basicamente água. Na segunda fase, o leite é rico em eletrólitos, vitaminas e sais minerais. E na terceira fase é que estão as gorduras e os carboidratos, por isso é importante que o bebê mame em um peito só por vez, para que consiga ingerir o leite mais calórico, que vem no final da mamada. Após três horas, ou quando a criança pedir oferece-se a outra mama. Nesse intervalo, o organismo produz leite nas duas mamas, e é esse leite que sobra que deve ser doado, senão empedra e a mãe sente muita dor".
Banco de leite: anjo da guarda dos bebês - Quando a mãe fica impossibilitada de amamentar ou quando os bebês ficam internados em hospitais, os bancos de leite, que armazenam o leite de doadoras, procuram suprir esta carência, uma vez que o leite materno contém determinados elementos que o leite de outros mamíferos não consegue incorporar, como anticorpos e glóbulos brancos, melhorando a imunidade e acelerando o processo de imunização.  No Estado de São Paulo existem cerca de 50 bancos de leite. Em Mococa não existe banco de leite e as demandas são atendidas por meio da utilização do leite artificial Nan. (Foto: Gervásio Baptista/ABr/divulgação)

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.