criar site

Avenida sem sinalização faz vítimas e ameaça estudantes

(Foto: EPTV/reprodução)
[23/8 - www.mococa24horas.com.br] O portal de notícias da Globo, g1.globo.com São Carlos e Araraquara, está informando que cerca de 5 mil estudantes mocoquenses se arriscam diariamente na Avenida Monsenhor Demosthenes Pontes por falta de sinalização e atropelamentos são normais no local. A avenida dá acesso às Etecs "Francisco Garcia" e "Eletrô", Fatec-Mococa, Escola do Sesi, Escola da Fundação e FaFEM:
"Cerca de 5 mil estudantes de Mococa (SP) enfrentam diariamente os riscos de atravessar a Avenida Doutor Américo Pereira Lima para chegar a escola. O local não tem sinalização para pedestres e os moradores já fizeram um abaixo-assinado cobrando providências.
A avenida, que está em uma área com diversas escolas, cursos técnicos e faculdades, fica na entrada da cidade e, por isso, é grande o movimento de carros, caminhões e motos. De acordo com a Polícia Militar, 1,5 mil veículos passam pelo local todos os dias.
Muitos motoristas não respeitam os pedestres e os alunos já presenciaram vários acidentes. “Já aconteceu comigo de eu quase ser atropelada, porque ninguém espera, ninguém tem paciência e é muito difícil a passagem aqui para os alunos”, disse a estudante Bruna Rafaela Mendonça.
A estudante Gabriela Aparecida dos Anjos ainda tem as marcas do atropelamento que sofreu há quatro meses quando saía da escola. Ela precisou interromper os estudos para se recuperar. “Estava chovendo muito, eu ia atravessar a rua e eu não vi a moto. Depois bateu e eu só vi que eu estava no carro de bombeiro, levando para o hospital. Cheguei lá tinha quebrado o femur, tive que fazer cirurgia”, afirmou.
Preocupados, pais e alunos entregaram para a prefeitura um abaixo-assinado pedindo mais segurança para o local. “A gente pediu sinalização horizontal e vertical e também as lombadas”, disse o estudante Lucas Henrique Almeida.
O diretor de trânsito de Mococa, João Ramalho Oliveira, disse que existe um projeto pra oferecer mais segurança aos pedestres na avenida. “Serão instalados em breve dois redutores de velocidade, será instalada toda a sinalização complementar de solo, faixas de pedestres diferenciadas e pretendemos intensificar a fiscalização através de agente de trânsito e já pensamos em fiscalização eletrônica através de radares e câmeras”, destacou. A previsão é que as melhorias sejam feitas nas próximas semanas".
Em fevereiro, vereador cobrou providências da Prefeitura - No dia 13 de fevereiro deste ano, o vereador Chico do Sindicato protocolou requerimento (nº 058/2012) ao prefeito municipal, Antonio Naufel, cobrando providências, em caráter de urgência: "A Administração Municipal por meio do seu órgão competente poderia realizar - em caráter de urgência - ações efetivas e diárias de orientação, sinalização e controle de trânsito na Avenida Monsenhor Demosthenes Pontes nos horários de entrada e saída das escolas?". Na justificativa do documento, o vereador disse, "com o tráfego intenso de veículos e motos, estudantes de todas as idades convivem com este perigo e ficam à mercê de motoristas inescrupulosos"; salientando que é preciso "adotar medidas preventivas e que previnam acidentes, como implantação de mais redutores e de sonorizadores, além da presença de uma patrulha nos horários de pico para disciplinar o trânsito no local".
Em setembro de 2011, a vereadora Débora Ventura, preocupada com os perigos que os estudantes estão sujeitos na Av. Monsenhor Demosthenes Pontes, encaminhou requerimentos ao Prefeito Municipal, Antonio Naufel, e ao Secretário da Casa Civil do Estado, Sidney Beraldo, solicitando prioridade para a construção de uma ciclovia e que colaboraria com a segurança no local. A vereadora também encaminhou requerimento ao presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mococa, Nélio Pisani, solicitando estudos para a viabilização de um projeto de ciclovia no local.
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
 
 

 

 

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.