criar site

Casos de homicídio disparam em Mococa. Violência avança



[30/8 - www.mococa24horas.com.br] Segundo os indicadores oficiais da Secretaria de Segurança Pública, no 1º semestre de 2012 cresceu o número de ocorrências policiais envolvendo "homicídio doloso" e "lesão corporal dolosa" (brigas) em Mococa. Neste período foram registradas 4 e 224 ocorrências envolvendo "homicídio doloso" e "lesão corporal dolosa", respectivamente; já em 2011 no mesmo período foram verificados 1 e 198 casos, respectivamente.
Ainda segundo os indicadores, no mesmo período teve 7 casos de "tentativa de homicídio" (em 2011 teve 1) e 7 casos de "lesão corporal culposa" (em 2011 não houve).
Já o tipo de ocorrência policial mais registrada no 1º semestre deste ano foi o de "furto - outros", com 335 ocorrências (em 2011 foram registrados 316 casos); seguida de "lesão corporal dolosa" (brigas); e de "lesão corporal culposa por acidente de trânsito", com 159 ocorrências (em 2011 foram 145 casos).
Casos de "roubo - outros" avançaram, com 50 ocorrências (em 2011 foram 23); e também os de "roubo de carga", com 3 ocorrências (em 2011 não houve). Já ocorrências envolvendo "tráfico de entorpecentes" tiveram uma tímida queda, com 57 casos (em 2011 foram 69).
Na opinião de especialista consultado pelo mococa24horas, a explosão destas ocorrências policiais revelam que a cidade caminha a passos largos no que se refere à falta de segurança e que não é uma violência localizada, circunstancial, ela é real, presente e já está enraizada, "basta ver a quantidade de residências com equipamentos de segurança e cercas elétricas, bem como o incontrolável consumo de drogas em baladas e bares". "Hoje andar nas ruas de Mococa em determinada hora da noite é um risco à integridade física", salienta o especialista.
Esses indicadores de criminalidade na cidade podem ainda ser maiores, já que muitos casos não são denunciados à polícia local. Já a Secretaria de Segurança Pública reconhece em nota que: “Os dados devem ser interpretados sempre com prudência, pois estão sujeitos a uma série de limites de validade e confiabilidade: eles são são antes um retrato do processo social de notificação de crimes do que um retrato fiel do universo de crimes cometidos num determinado local”. E complementa: “Para que um crime faça parte das estatísticas oficiais, são necessárias três etapas sucessivas: o crime deve ser detectado, notificado às autoridades policiais e, por último, registrado no boletim de ocorrência”.  (Leia notícia relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2012/02/roubo-e-furto-veiculos-crescem-em.html) (Foto: reprodução com montagem mococa24horas)
 
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.