criar site

Comércio mocoquense não exige RG para vender bebida alcoólica

[10/8 - mococa24horas] Desde novembro passado que é proibido vender, ofertar, fornecer e entregar bebidas alcoólicas a menores de 18 anos no Estado de São Paulo. A lei prevê que "os empresários e responsáveis pelos estabelecimentos comerciais e seus empregados ou prepostos deverão exigir documento oficial de identidade, a fim de comprovar a maioridade do interessado em consumir bebida alcoólica e, em caso de recusa, deverão abster-se de fornecer o produto" e também estabelece que cabe ao estabelecimento comprovar à fiscalização a idade dos consumidores que estão comprando ou fazendo uso de bebida alcoólica em suas dependências. A multa gira em torno de R$ 1.800,00 e pode fechar o estabelecimento infrator.
Em Mococa, a maioria dos bares, lanchonetes, restaurantes, adegas não pede a apresentação de documento de identidade para vender bebidas alcoólicas e uma das desculpas que é para não constranger os clientes. Em um deles, o proprietário disse à reportagem do mococa24horas que não pede RG para "não espantar o cliente, já que o meu concorrente não exige nada" e disse que é muito comum uma pessoa adulta comprar bebida alcoólica para menor de idade.
Os supermercados da cidade estão devidamente sinalizados a respeito da proibição e os operadores de caixa foram orientados a pedir identificação em caso de dúvida a respeito da idade do consumidor.
Fiscalização e orientação - A equipe da Vigilância Sanitária local toda semana, em dias alternados, realiza blitz para fiscalizar e orientar os comerciantes sobre o cumprimento da lei.  Até o momento o órgão fiscalizador não registrou nenhuma ocorrência comprovada de desrespeito à lei em Mococa, tampouco multou, uma vez que as denúncias recebidas não foram comprovadas pela equipe de fiscalização nos estabelecimentos denunciados.
Serviço - Para denunciar estabelecimentos que vendem bebidas a menores de idade basta discar 0800-771-3541 ou acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.alcoolparamenoreseproibido.saude.sp.gov.br/alcoolparamenoreseproibido/index_publico.jsp
(Foto ilustrativa: divulgação)

Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.