criar site

Avanço do narguilé preocupa

[29/8 - www.mococa24horas.com.br] O uso do narguilé, um cachimbo de origem oriental, no Brasil vem avançando especialmente entre os jovens e chamando a atenção dos profissionais de saúde. Pesquisa sobre tabagismo realizada pelo IBGE, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, revelou que no país existem mais de 300 mil consumidores.
O pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo do Inca, Ricardo Henrique Meirelles, alerta que uma sessão de narguilé expõe o fumante à inalação de fumaça por um período muito maior do que quando ele fuma um cigarro. O volume de tragadas do narguilé pode chegar a 1.000 ml em uma sessão de uma hora. Já o volume de tragadas do cigarro alcança 30 a 50 ml entre cinco a sete minutos, “Uma simples sessão de narguilé consiste em uma centena de ciclos de tragada. Podemos afirmar que em uma sessão, o fumante inala uma quantidade de fumaça equivalente ao consumo de 100 cigarros ou mais”. “Quando se aspira pelo tubo, o ar aquecido pelo carvão passa pelo tabaco, produzindo a fumaça que desce, passa pela água, onde é resfriada, e segue pelo tubo até ser aspirada pelo fumante e expirada em seguida”, explica o médico.
De acordo com nota à imprensa do Inca, "O narguilé é um grande cachimbo composto de um fornilho (onde o fumo é queimado), um recipiente com água perfumada (que o fumo atravessa antes de chegar à boca) e um tubo, por onde a fumaça é aspirada pelas várias pessoas que compartilham uma sessão".
Risco potencial de câncer - Como qualquer outro produto derivado do tabaco, o narguilé contém nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional. Porém, análises comprovam que sua fumaça contém quantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas do que na fumaça do cigarro.  Além do tabaco é colocado carvão em brasa. A queima do carvão produz substâncias cancerígenas, entre elas, o monóxido de carbono, potencializando os riscos para seus consumidores. O narguilé contém aditivos aromáticos, em geral, muito agradáveis, que acabam levando jovens a participar de sessões de fumo desse produto, levando-os a se tornarem dependentes de nicotina, e futuros consumidores de cigarros.
Narguilé presente em Mococa - De acordo com as informações da pesquisa Vigilância de Tabagismo em Escolares, do Ministério da Saúde, a prevalência do consumo do narguilé, em São Paulo/SP, se destaca: 93,3% dos entrevistados que consomem outros produtos do tabaco fumado, além do cigarro industrializado, declararam usar o narguilé com maior frequência. Em Campo Grande/MS, 87,3% dos estudantes entrevistados disseram preferir o cachimbo oriental. Já em Vitória/ES, o porcentual ficou em 66,6%.
Em Mococa, a reportagem do mococa24horas já presenciou adolescentes consumindo o narguilé em praças do Jd. São Domingos. O cachimbo também é utilizado em alguns bares e baladas da cidade, que o disponibilizam aos clientes. (Foto: reprodução)
 
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.