criar site

Roubo e furto a veículos crescem em Mococa

[3/2 – mococa24horas] De acordo com dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública, em 2011 cresceu o número de ocorrências policiais envolvendo furto e roubo a veículos em Mococa. Foram 63 ocorrências no ano passado contra 37 verificadas em 2010. Ainda segundo os indicadores de criminalidade da Secretaria, houve uma estabilidade em relação a casos de furto, 524 ocorrências (em 2010 teve 606 ocorrências); e de roubo, 37 ocorrências (em 2010 foram 97).
Já o tipo de ocorrência policial mais registrada em 2011 foi o de “furtos – outros”, com 524 ocorrências; seguida de “lesão corporal dolosa” (brigas), 366; e de “lesão corporal dolosa por acidente de trânsito”, com 251 casos.
Segundo especialista consultado pelo mococa24horas, a ocorrência “furtos – outros” está diretamente ligada ao consumo de drogas, pois os usuários precisam furtar para manter o vício, vendendo ou trocando rápido o objeto pelo entorpecente.
Foram registradas 112 ocorrências envolvendo o tráfico de entorpecentes em 2011 na cidade.
Esses indicadores de criminalidade na cidade podem ainda ser maiores, já que muitos casos não são denunciados à polícia local. Já a Secretaria de Segurança Pública reconhece em nota que: “Os dados devem ser interpretados sempre com prudência, pois estão sujeitos a uma série de limites de validade e confiabilidade: eles são são antes um retrato do processo social de notificação de crimes do que um retrato fiel do universo de crimes cometidos num determinado local”. E complementa: “Para que um crime faça parte das estatísticas oficiais, são necessárias três etapas sucessivas: o crime deve ser detectado, notificado às autoridades policiais e, por último, registrado no boletim de ocorrência”.
Leia notícia relacionada: (Foto: reprodução)

Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.