criar site

Em janeiro, 239 raios atingiram Mococa

"A Melhor Foto de Raios no Brasil 2011/Elat/Inpe",
de Jacomo Piccolini (Campinas/SP)
[20/2 – mococa24horas] De acordo com balanço de mortes por raios em 2011 feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica, o Elat, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, a região Sudeste teve uma queda no número de mortes ao longo deste período, foram registradas 81 mortes, e a incidência de raios não mostrou uma tendência de decréscimo. Segundo o coordenador do Elat, Osmar Pinto Junior, mesmo com a diminuição das mortes, o Estado de São Paulo continua entre os mais afetados do Brasil e nos últimos 12 anos registrou quase 250 casos. Em 2011, em Mococa, não foi verificado nenhum caso de morte por raio e, segundo o ranking de cidades do Estado de São Paulo, biênio 2009/2010, do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a cidade apresenta um índice de quase 4 raios por km² ao ano, que representa um índice médio, já que acima de 5 raios por km² é considerado como alta incidência de raios. No mês de janeiro, segundo o Elat/Inpe, 239 raios atingiram o solo mocoquense, o que é considerado abaixo do normal, se for comparado com a cidade de Campinas/SP, onde caem cerca de 500 raios por tempestade. (Leia notícia relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2011/05/mococa-no-ranking-de-cidades-com-mais.html
Como fazer para se proteger de raios – O Elat informa ao mococa24horas que fechou parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo para colocar em prática uma campanha de proteção contra raios, que inclui distribuição de cartilhas no interior e no litoral. A ação enfocará os 19 coordenadores regionais de Defesa Civil do Estado, que atuarão ao lado das respectivas coordenadorias municipais, afim de atingir o maior número de municípios, que inclui a atuação de agentes mirins em escolas para o público infantil.
Os 5 mandamentos da proteção – Segundo o Elat, os 5 mandamentos do que não fazer durante uma tempestade são: “Praticar atividades de agropecuária ao ar livre (circunstância que mais mata pessoas no Brasil); ficar próximo a carros e outros veículos ou andando em motos e bicicletas; ficar em campo aberto, como praias, campos de futebol ou embaixo de árvores e perto de cercas; ficar perto de objetos que conduzem eletricidade (como telefone com fio ou celular conectado ao carregador) e objetos metálicos grandes; ficar em um abrigo aberto, como em sacada, varanda, toldo, deque etc.
A opção mais segura de abrigo é: buscar um veículo fechado como abrigo e ficar dentro dele, com as portas e janelas fechadas, sem encostar-se à lataria até a tempestade passar".
Serviço – A Cartilha de Proteção contra Raios está disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.inpe.br/webelat/homepage/menu/protecao/cartilha.de.protecao.contra.raios.php (Foto: Jacomo Piccolini/Elat/Inpe/divulgação)


Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.