criar site

No 1º semestre caíram 1.120 raios em Mococa

Prêmio Especial do concurso "A Melhor Foto e Vídeo de Raios no Brasil", do Elat/Inpe
[26/7 – mococa24horas] De acordo com os indicadores do Grupo de Eletricidade Atmosférica, o Elat, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, o mês de junho apresentou a maior incidência de raios no Estado de São Paulo desde 1999, quando os registros começaram. Acompanhando a tendência estadual, em Mococa neste período foram registrados a incidência de 144 raios nuvem-solo, que são os raios que atingem o solo e podem causar danos e mortes. Em junho do ano passado teve 37 raios na cidade; em 2010 não teve nenhum; e em 2009, 38 raios. O Elat, analisando o fenômeno com exclusividade ao mococa24horas, disse em nota: "Comparando os últimos 4 anos vemos que junho de 2012 apresentou uma quantidade maior de raios que atingiram o solo da cidade.  O resultado foi influenciado pelas tempestades do dia 11 que afetaram grande parte do Estado de São Paulo. Todavia, ainda não temos uma explicação para o ocorrido e por isso não podemos dizer que foi algo 'anormal'".
Segundo os indicadores do Grupo de Eletricidade Atmosférica, no primeiro semestre caíram 1.120 raios nuvem-solo em Mococa.
Os 5 mandamentos da proteção – Segundo o Elat, os 5 mandamentos do que não fazer durante uma tempestade são: “Praticar atividades de agropecuária ao ar livre (circunstância que mais mata pessoas no Brasil); ficar próximo a carros e outros veículos ou andando em motos e bicicletas; ficar em campo aberto, como praias, campos de futebol ou embaixo de árvores e perto de cercas; ficar perto de objetos que conduzem eletricidade (como telefone com fio ou celular conectado ao carregador) e objetos metálicos grandes; ficar em um abrigo aberto, como em sacada, varanda, toldo, deque etc.
A opção mais segura de abrigo é: buscar um veículo fechado como abrigo e ficar dentro dele, com as portas e janelas fechadas, sem encostar-se à lataria até a tempestade passar".
Serviço – A Cartilha de Proteção contra Raios está disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.inpe.br/webelat/homepage/menu/protecao/cartilha.de.protecao.contra.raios.php (Foto: Carlos Penna/Elat/Inpe/divulgação)

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.