criar site

Fraude anunciada nas eleições municipais, alerta ex-procurador eleitoral

[11/7 - mococa24horas] Desde a última sexta-feira, 6, começou para valer a corrida à sucessão em todas as cidades do País, com o início da propaganda eleitoral e os candidatos a prefeito e vereador podendo realizar comícios e distribuir santinhos, entre outros.
Mas o que está preocupando diversos juristas é a possibilidade de acontecer fraude à Lei da Ficha Limpa, ao regime democrático e ao sistema representativo, "indicando a necessidade de providências das autoridades competentes", conforme revela o ex-Procurador Regional Eleitoral de São Paulo e Procurador Regional da República da 3ª Região, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves. Santos Gonçalves, em artigo recente, disse que a Lei Eleitoral permite que o candidato realize seus atos de campanha "sub judice", ou seja, mesmo que o julgamento da impugnação ao seu registro de candidatura não tenha sido concluído, é possível que ele faça campanha eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 16-A). A Lei permite que o partido ou coligação substituam candidatos majoritários que foram considerados inelegíveis, que renunciarem ou falecerem após o termo final do prazo de registro.
Ficha suja poderá fazer campanha eleitoral e renunciar a favor de pessoa da sua confiança - O ex-Procurador Eleitoral explica que a "conjugação destes dois dispositivos permite que candidatos majoritários que tenham registro de suas candidaturas negado por força de inelegibilidade realizem plenamente atos de campanha e, na undécima hora, às vésperas da data do pleito, renunciem a suas candidaturas em prol de terceiros. O único prazo estabelecido é o do pedido de novo registro: máximo de dez dias contados da decisão de inelegibilidade ou da renúncia ou do falecimento." E completa: "Surpreendidos serão os eleitores. Eles verão a propaganda intensa dos candidatos sem registro e, em muitos casos, votarão neles, pois a renúncia pode ser tão tardia que não haverá tempo para substituir a foto na urna eletrônica. Os outros candidatos poderão também perceber tardiamente que as críticas que fizeram a um oponente se tornaram inúteis, pois outro, que passou incólume, em seus méritos e defeitos, ao crivo do debate eleitoral, é que disputará de verdade. Todo o processo eleitoral, no qual a exposição de pontos de vista e a crítica acerba prestam-se à formação da vontade dos eleitores, mostrar-se-á, portanto, um rito vazio".
Com isso, o candidato "ficha-suja" a prefeito pode fazer campanha eleitoral e, ao renunciar, por exemplo, poderá ser substituído por alguém de sua confiança. Os eleitores que não tenham tido a notícia do fato acabarão por votar tendo na urna a foto e o número do candidato que renunciou. Entretanto, estarão votando em outra pessoa. (Foto: reprodução)
Creative Commons License  O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria.

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.