criar site

Quem serão, afinal, os vice-prefeitos?

Até 30 de junho de 2012, todos os partidos políticos de Mococa que pretendem lançar candidatos a Prefeito, vice e vereadores já terão realizado a sua convenção para a escolha dos nomes que defenderão as cores de cada partido neste pleito municipal.
Por enquanto, o que rola mesmo, são as intermináveis reuniões de bastidores, com  cada partido definindo as suas pretensões e tentando chegar a um consenso sobre quem serão os indicados para cada cargo. Tudo isto é muito desgastante para os que atuam na vida pública e muitos acabam até mesmo desistindo em razão da "pressão" que sofrem de um ou mais partidos para se definir por este ou aquele grupo.
Em Mococa, não é diferente. Vivemos a mesma tensão pré-convencional, onde os grupos se reúnem e hoje estão conversando, amanhã, já não há entendimento e o grupo que estava reunido aqui, já negocia com o grupo de lá e assim por diante. Temos três grupos políticos mais fortes, atualmente em Mococa:
- O grupo do ex-prefeito Cido Espanha, do PTB, que terá ao seu lado o PSL, PR e o PP, que já definiram o apoio à candidatura de Cido Espanha a Prefeito, mas ainda não definiram quem será o seu vice nas eleições de 2012.
- O grupo do atual Prefeito Antonio Naufel, o PSDB, que busca aliados para as eleições, como o PSB e o PSC e que apoia a reeleição do atual Prefeito, mas ainda não conseguiu chegar a um consenso para a indicação do vice.
- O grupo do ex-vereador Juninho Maziero, o PSD, que já definiu o nome de Maria Edna Maziero como candidata a Prefeita de Mococa e que pretende caminhar com o apoio do PV, PT e DEM, mas que também ainda não definiu quem será o vice da candidata nas eleições de 2012.
Além dos grupos mais fortes, temos ainda:
- O PMDB, que parecia caminhar aliado ao ex-prefeito Cido Espanha, parece que agora está dialogando com o PSDB de Naufel e poderá indicar o vice-prefeito em outra chapa.
- O PPS e o PDT, partidos que dão sustentação ao vereador Chico do Sindicato, também estão aliados, e terão com certeza uma chapa de candidatos a vereador. A grande dúvida é se este grupo, conhecido por seu dinamismo em campanhas políticas e pela maneira como se empenham ao abraçar uma candidatura, chegará a se coligar com algum dos três candidatos a Prefeito de Mococa.
- Resta o PSOL, que ainda não definiu quem apoia.


Chico do Sindicato é uma liderança consolidada. Um vereador experiente e sabe a força dos partidos que o apoiam. Foi convidado a ser vice, mas abriu mão, porque gosta da vereança e vê, no Poder Legislativo (Câmara Municipal), um canal para apoiar o desenvolvimento de Mococa.
Por outro lado, Chico pleiteava a coligação com outros partidos para a candidatura a vereador e parece que este ano não vai acontecer. Todos estão reticentes e justificam que, se coligarem, uma vaga já será do Chico. Justificativa estranha. O Chico é uma força e, com certeza, a coligação com ele representa a certeza de se conquistar mais cadeiras, ampliando as vagas para os candidatos da coligação.
Preparado para esta situação, desde 2010, quando surgiram os rumores de que haveria um "não" à coligação com o PPS, Chico do Sindicato veio se estruturando, preparou sua chapa e disputará as eleições com uma equipe de pessoas novas, que tem propostas em benefício da população mocoquense e que vão apresentar ao povo a sua plataforma de trabalho, durante os três meses que antecederão a eleição.
Diante desse quadro, podemos adiantar que ainda haverão muitas discussões. Será que PSDB e PSD acabarão juntos? Afinal, dizem as enquetes, seria a única forma de enfrentar o ex-prefeito Cido Espanha, que chega fortalecido para as próximas eleições. E o PTB, escolherá um vice dentro de seu próprio partido, ampliando as chances de eleger mais vereadores, ou acabará fazendo uma aliança inesperada nos últimos instantes?
São perguntas que neste momento perambulam pela mente dos mais politizados. Mas, pela nossa mente, perambulam questões muito diferentes:
Temos três grupos e partidos políticos fortes em Mococa. Pessoas experientes que já exerceram mandatos, disputaram eleições e que estão pleiteando novos mandatos em 2012. Eu pergunto:
- Qual será o plano de governo destes três pré-candidatos?
- Quais os setores que eles priorizaram e quais os setores pelos quais vão se empenhar, no início de seu mandato (caso sejam eleitos), enfim, quais os principais problemas de Mococa que foram abordados nestes Planos de Governo? Minha pergunta baseia-se no fato de que , sendo homologado em convenção, o candidato terá até 5 de julho para registrar a candidatura e também o Plano de Governo, que poderá ser conferido e fiscalizado pela população.
Para nós, o que realmente importa é eleger pessoas comprometidas com o povo de Mococa, que apresentem um projeto de governo viável, sério, feito AQUI, em Mococa e não CLONADO de algum outro lugar e, principalmente, que o executem nos próximos 4 anos que virão.
Também precisamos eleger uma Câmara FORTE, com vereadores sérios e independentes, que FISCALIZEM o Prefeito, o Vice e os Assessores, e que lutem em defesa da população mocoquense, mesmo que, para isso, deixem de ser "Amigos" de alguns poderosos. Quando a Câmara é atuante e exerce o seu papel fiscalizador, a cidade caminha melhor, os governantes erram menos e o povo? O povo se decepciona bem menos.

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.