criar site

Mococa quer vacinar 4.026 crianças contra paralisia infantil

[14/6 - mococa24horas] O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quarta-feira, 13, deu a largada para mais uma campanha nacional de vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil. A campanha começa neste sábado, 16, em todo o País e esta primeira etapa vai até 6 de julho, sendo realizada em parceria com estados e municípios. A segunda etapa da vacinação acontecerá em agosto. A meta nacional é imunizar 95% do total de 14,1 milhões de crianças menores de 5 anos de idade, já a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo tem como meta imunizar 2,84 milhões do público-alvo, perfazendo também 95% da cobertura.
Em Mococa, a meta é vacinar nesta primeira etapa as 4.026 crianças mocoquenses menores de 5 anos, segundo informações da enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Helena Roxo Nobre Dias, com exclusividade ao mococa24horas. Em 2011, a cidade cumpriu a meta do Ministério da Saúde e 95% das crianças mocoquenses foram imunizadas nas duas etapas contra a paralisia infantil.
Neste sábado, 16, todas as unidades de saúde de Mococa estarão abertas, em sua maioria, das 8h00 às 17h00, e um posto volante (foto; em 2011, posto volante vacinou centenas de crianças na R. Carmo Taliberti) deve percorrer a região central pela manhã. A zona rural será atendida no próximo sábado, 23. 
A vacina ficará disponível para imunização em todas as unidades de saúde até o dia 6 de julho, em seu horário normal de funcionamento.
Prevenção é a melhor forma - A forma eficaz de prevenção contra a paralisa infantil é a vacina. Helena Roxo Nobre Dias ressalta, com exclusividade ao mococa24horas, a necessidade de levar a criança neste sábado aos postos de vacinação, "A Campanha vai até o dia 6/7, mas é importante que todas as crianças venham no dia 16/6 (sábado). Serão atualizadas as vacinas das crianças que estejam com a carteirinha atrasada. Além das que precisarem tomar a 2ª dose da gripe". Sobre a vacina poliomielite inativada, de forma injetável, Helena informa ao mococa24horas, "Mococa, assim como o Brasil inteiro, terá a dose injetável da vacina, que é inativada. Mas só a partir do mês de agosto".
Sobre a vacina - A vacina não tem contra-indicações, são apenas duas gotinhas. Ela se destina a crianças menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, para serem avaliadas se devem ou não tomar a vacina. Crianças com febre acima de 38º, ou com alguma infecção também devem ser avaliadas por um médico.
Sobre a paralisia infantil - Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, "O Estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de 5 anos sejam imunizadas". Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. (Fotos: Wilson Dias/ABr/divulgação e mococa24horas)

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.