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Celular lidera reclamações no Procon



Claro lidera ranking de queixas
[22/6 - mococa24horas] De acordo com os seus indicadores globais, até o dia 14 de junho, a Fundação Procon-SP tinha recebido cerca de 5.713 reclamações ou pedidos de orientação sobre problemas relacionados com telefonia celular. A operadora que lidera o número de queixas é a Claro, com 1.984 reclamações, seguida da TIM (1.385) e OI (996).
Como o serviço de telefonia móvel no País é fiscalizado pela Anatel, a quem cabe fiscalizar o setor, em caso de problema o consumidor deverá primeiro tentar resolvê-lo com a operadora. Se não conseguir deverá procurar a Anatel (tel. 1331 ou site: www.anatel.gov.br) ou o Procon local (19-3666-5059).
A reportagem do mococa24horas apurou que em Mococa a telefonia celular também lidera o ranking de reclamações, seguida dos eletroeletrônicos. A operadora Claro ocupa o 1º lugar na lista de queixas da unidade do Procon local e os principais problemas são cobrança indevida (alterações de plano, dificuldade de fazer cancelamento etc.) e a qualidade do serviço (falhas de conexão, inoperância ou queda de sinal frequente etc.).
Em entrevista exclusiva ao mococa24horas, a coordenadora do Procon Municipal de Mococa, Flávia Magda Rosário, disse que, além de reclamações contra telefonia celular, casos de defeitos de eletroeletrônicos e eletrodomésticos são também muito comuns. Para este tipo de ocorrência, Flávia recomenda que o consumidor no ato da compra deve sempre exigir a nota fiscal, o que garantirá seus direitos em futuras reclamações. A coordenadora também informou que o nível de conscientização do consumidor mocoquense em relação aos seus direitos e deveres é cada vez maior, que está mais exigente quando vai às compras; o órgão de defesa do consumidor recebe, além de reclamações, muitos pedidos de orientação e informação sobre consumo.
Atendendo diariamente cerca de 12 pessoas por dia, o índice de solução dos casos no Procon-Mococa chega a 90%.
Serviço - O Procon-Mococa funciona às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 12h30 às 14h30, na R. Dr. Muniz Barreto, 82 (em frente do Banco do Brasil), tel. (19) 3666-5059.(Leia notícia relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/search?q=claro&x=2&y=12)
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