criar site

Mococa vai receber Projeto Aqua Mundo, da EPTV/Sabesp


[7/6 - mococa24horas] O Instituto EPTV, a Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental e Sabesp lançaram na terça-feira, 5, em Paulínia, o Projeto "Aqua Mundo", que tem como objetivo oferecer educação e conscientização ambiental a crianças e adolescentes que cursam o 8º e 9º anos do ensino fundamental e população em geral de cidades das regiões de cobertura da EPTV, emissora afiliada da Rede Globo. Nesta primeira etapa, além de Mococa, que receberá o projeto no 2º semestre deste ano, as cidades escolhidas para receberem o projeto serão: Paulínia, Barretos, Americana, Santa Gertrudes, São Paulo, Franca, Poços de Caldas, Araraquara, Araras, Sertãozinho, Monte Alto, Indaiatuba, Porto Ferreira, São Carlos, Morungaba, Rio Claro, Ribeirão Preto, Piracicaba, Leme, Águas de São Pedro, Charqueada, Pouso Alegre, Limeira, Serra Negra, Pirassununga, Matão, Varginha, Socorro, São João da Boa Vista, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia e Mogi Mirim. Este mês, o Projeto Aqua Mundo visitará as cidades de Paulínia (5 a 14 de junho), Santa Gertrudes (18 a 22), São Paulo, Memorial da América Latina (dia 26) e Monte Alto (27 a 30).
No lançamento do projeto, o superintendente da Sabesp, Antonio Carlos Teixeira, disse que "o Aqua Mundo visa mobilizar crianças e comunidades em torno das questões ambientais e medidas assim são imprescindíveis para que haja sucesso na preservação do planeta". Segundo Ciro Porto, diretor de jornalismo da EPTV, "o foco principal do projeto são estudantes do 6º ano, mas a exposição será aberta a toda a comunidade e monitorada por profissionais".
O Projeto Aqua Mundo tem supervisão do conceituado professor e pesquisador da USP, José GaliziaTundisi, e o caminhão-escola (foto), a vitrine do projeto, foi criado para o desenvolvimento de atividades educacionais por meio de espaços interativos localizados em seu interior, onde monitores estarão preparados para dar explicações, tirar dúvidas e dar material didático sobre sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.
Sobre o Projeto Aqua Mundo - De acordo com os idealizadores do projeto, o "caminhão escola foi criado para o desenvolvimento de atividades educacionais com escolas e público em geral através de espaços interativos localizados em seu interior". O caminhão do Projeto Aqua Mundo que estará brevemente em Mococa é dividido em seis espaços, com as seguintes informações: "Bacia hidrográfica: os conceitos, a importância, informações sobre microbacias e geografia regional. Água: seus usos múltiplos, informações sobre saúde pública, doenças de veiculação hídrica, escassez, poluição, conservação, tecnologias, monitoramento da qualidade da água e da energia. Biodiversidade: os conceitos, qual a importância, informações sobre biomas, fauna e flora. Coleta Seletiva: os conceitos, a importância da reciclagem, informações sobre saúde pública, doenças, poluição e reutilização. Economia Solidária: qual sua importância na atualidade, que dimensões envolvem e qual sua organização. 'Futuro bom' e novas propostas: levantar questionamentos - o que espero da minha cidade, o que eu posso fazer e como melhorar o lugar onde vivo? Minha casa, meu bairro, minha escola, minha cidade, clima, mudanças climáticas e adaptações. Dicas de prevenção, conservação, cuidados, como ajudar, reuso de água". (Foto: Instituto EPTV/divulgação)

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria


Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.