criar site

Samu atende 15 emergências por dia em Mococa

Maioria dos acidentes acontece à noite
(5/10/2013; atualizado em 7/10 - www.mococa24horas.com.br) O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, atende, em média, 15 ocorrências de acidentes por dia em Mococa. Segundo os indicadores do Samu Regional São João da Boa Vista, que coordena 9 cidades, informados com exclusividade ao mococa24horas, este ano, com dados atualizados até agosto, o Samu já realizou 3.278 atendimentos em Mococa, sendo que as urgências mais comuns foram as de natureza clínica (convulsões, falta de ar, desmaios e precordialgia) e traumática (queda da própria altura).
A maioria das ocorrências foi registrada no período noturno, entre 18h00 e 19h00, e até o momento foram registradas 28 mortes, muitas delas provocadadas por acidentes de trânsito (dados até 2/10/13).
Os números globais de atendimento deste ano já revelam uma tendência de crescimento deste serviço que já transformou a realidade da cidade na prestação de serviços públicos emergenciais atendendo as ocorrências em tempo real, no menor tempo possível, e com um simples telefonema (192).
Em 2012, o Samu realizou 3.858 atendimentos na cidade, sendo que dezembro foi o mês que mais registrou atendimentos (593 ocorrências). As urgências mais comuns foram as de natureza clínica (convulsões, falta de ar, desmaios) e traumática (acidentes carro x moto e queda da própria altura).
 
Serviço é direcionado a prestar socorro em casos de urgência e emergência
População ainda não sabe usar corretamente o Samu - O socorro oferecido pelo Samu é direcionado a casos de urgência e emergência e feito depois de chamada gratuita para o telefone 192 e tem como principal característica a rapidez do atendimento, feito desde o início com acompanhamento médico, mas o serviço ainda convive com pessoas que desconhecem a função do Samu e solicitam o serviço para casos não emergenciais, como, por exemplo, transporte médico e sintomas de cólicas menstruais.
Com o objetivo de aproximar o serviço aos usuários, esclarecendo a população quando pode ser solicitado o serviço, como e quando pode ser feita uma ligação e os prejuízos causados pelos trotes, o Samu Regional São João da Boa Vista informa ao mococa24horas a realização de duas ações este mês em Mococa, o Samu na Escola (acontece dia 18 na escola municipal Emeb "Profa. Vera Sandoval Meirelles", no bairro "Nenê" Pereira Lima) e a 1ª Capacitação das Portas de Entrada da Rede de Urgências/Emergências, direcionada às equipes do Samu, do Pronto Socorro municipal e do Corpo de Bombeiros locais.
Sobre o Samu - O Samu atende com 2 ambulâncias (básica e avançada) em Mococa e funciona 24 horas por dia com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica (infartos, derrames, desmaios, etc.), pediátrica, cirúrgica, obstétrica e ginecológica e de saúde mental da população.
 

Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br
 

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.