criar site

Educação básica é a base para o desenvolvimento tecnológico

| Por Welson Gasparini |
Sabidamente, não se pode colocar o carro na frente dos bois; o desenvolvimento tecnológico e científico de nosso país só acontecerá ser for precedido de uma educação básica de qualidade.  Se não tivermos essa base,  dificilmente teremos como  desenvolver a Ciência e a Tecnologia. A educação básica deficiente, infelizmente, está acontecendo  não num lugar ou noutro, mas, sim, no Brasil inteiro. A Educação básica do brasileiro  vai muito mal. Temos, reconheço, uma série de iniciativas e algumas coisas estão melhorando:  mas, ao mesmo tempo, se nós acompanharmos detalhes de análises feitas,  vamos ver quantas crianças, quantos jovens, estão saindo do ensino fundamental analfabetos, sem saber ler e escrever.  Pior ainda:  não têm, sequer, noção de interpretação de textos.
Como que se pode ter uma sequência educacional?  Poderíamos indagar:  “Quem sabe só estamos tendo uma crise  no Ensino fundamental?”. Lamentavelmente, não.  Nas universidades, nas faculdades, é o mesmo quadro.  É triste falar mas tenho citado, da tribuna da Assembleia Legislativa,  o caso das faculdades de direito. Milhares e milhares de bacharéis em direito recebem o seu diploma e não podem exercer a profissão porque a Ordem dos Advogados do Brasil faz um exame de avaliação e conclui:  não estão preparados para advogar. Na medicina é a mesma coisa. Temos informações de líderes da classe segundo os quais se  houvesse essa avaliação legal, como tem a Ordem dos Advogados do Brasil, muitos médicos ora  sendo formados, sendo  bacharéis em medicina e não médicos, não poderiam estar exercendo essa sagrada profissão.
Eu pergunto: estamos vendo algo de  objetivo, de ação concreta, para mudar esse quadro na Educação? É necessário, eu diria inadiável mesmo,   uma reação muito grande no sentido de mudar a Educação em nosso país. Falta, acredito, um   Plano Nacional de Educação bem objetivo, analisando a realidade, fazendo propostas e indicando caminhos. E quem poderia formulá-lo?
Estou sugerindo ao  governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como um passo inicial positivo, a nomeação de uma  comissão de alto nível,  escolhendo,  dentro do Estado de São Paulo, pessoas idealistas, competentes e descompromissadas para debater o tema Educação e  fazer propostas. Com base nessas propostas,  o Governo de São Paulo elaboraria um programa de metas para o setor educacional.
Tomo, por sinal, a liberdade de fazer uma sugestão: não é preciso debater muito; basta observarem os outros países com índice notável de desenvolvimento. Existem países cuja economia não representava nada há 20 anos e  deram saltos de gigantes graças ao realizado na área da Educação. Então, vamos copiar o que deu certo em determinados países, cidades, discutir esses programas que funcionaram, aperfeiçoá-los ainda mais e criar um programa educacional próximo da perfeição para o  estado de São Paulo e para o  Brasil. Só assim poderemos caminhar  para um futuro onde o desenvolvimento econômico e social  seja amparado  pelo desenvolvimento científico e tecnológico...
 

Welson Gasparini é deputado estadual/PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.