criar site

Carteiros aceitam proposta e voltam ao trabalho

Manutenção do atual plano de saúde foi considerado vitória
(Foto: arquivo pessoal)
(9/10/2013 - www.mococa24horas.com.br) O Tribunal Superior do Trabalho julgou nesta terça-feira, 8, o dissídio coletivo dos trabalhadores dos Correios que estavam em greve desde o dia 17 de setembro em todo o País. O TST aprovou a proposta apresentada pelos Correios, determinando o encerramento da greve, que não foi considerada abusiva, e os trabalhadores deverão retornar ao trabalho nesta quinta-feira, 10, em todo o País. Os carteiros terão aumento de 8% e a manutenção do atual plano de saúde.
De acordo com a decisão do TST os dias parados não serão descontados e deverão ser compensados no prazo de 180 dias, considerando apenas os dias úteis parados, de segunda a sexta-feira, no máximo duas horas por dia.
Em Mococa, os funcionários do CDD, localizado na R. Cel. Diogo, Centro, Ricardo Oliveira (foto) e Reinaldo, que participaram de uma greve pela primeira vez, foram os únicos a aderir à greve nacional e retomam as suas atividades normalmente nesta quinta-feira. Em entrevista exclusiva ao mococa24horas, Ricardo Oliveira disse, "foi uma luta muito difícil, pois em Mococa só teve a adesão de dois funcionários, mas nós sentimos vitoriosos, já que participamos da luta em favor de nossos direitos". Sobre a decisão do TST, Oliveira salientou, "diante da decisão do juiz nos saímos vitoriosos, pois conseguimos manter mesmo que temporariamente o nosso plano de saúde diante do golpe do governo federal em privatizar a nossa saúde. Agora vamos aguardar o dia 30/10, que vai haver um julgamento especial somente para decidir o rumo e desfecho desse projeto irrisório da empresa (plano de saúde)".
"Lutar por nossos ideais" - "Fazer greve é um direito e lutar por eles é uma obrigação, não podemos acreditar que na vida teremos tudo de mão beijada, precisamos lutar por nossos ideais e sempre acreditar na força da união, jamais podemos deixar nos desamparar pela descrença de alguns, precisamos fortalecer aqueles que estão do nosso lado. Agradecemos a todas pessoas que nos apoiaram, como a família, a população e a imprensa que manteve a informação estando neutra nas matérias. E, claro, a Deus antes de tudo", enfatizou Ricardo Oliveira ao mococa24horas.
Vitória dos trabalhadores - A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similiares, a Fentect, fez a seguinte análise das conquistas do movimento, "Em um dos pontos de maior expectativa da categoria, que dizia respeito ao plano de saúde, a vitória foi dos trabalhadores. Os ministros decidiram que deveria ser mantida a redação da cláusula 11 conforme o acórdão de 2012, vedando a ECT a de realizar alterações na gestão do Correios Saúde, sendo a ECT a única gestora do plano. Outra vitória da Federação foi com relação à reafirmação da ilegitimidade e a exclusão da Federação Pirata (Findect) do dissídio. O Relator rejeitou o pedido do MPT de inclusão dos sindicatos dissidentes, uma vez que eles já fecharam, indevidamente, acordo com a ECT. De acordo com os magistrados, na jurisprudência atual, os sindicatos podem representar a categoria, porém, se a categoria é nacional, esses sindicatos se filiam a uma federação, que será a única representação legítima. Com relação às cláusulas financeiras, ficou definido o reajuste salarial de 8% e de 6,23% para benefícios, retroativos a 1º de agosto de 2013, mais o vale cultura de R$ 50. Além disso, foi concedido o direito à ausência remunerada de cinco para seis dias para acompanhar dependente ao médico".

Leia também:

http://www.mococa24horas.com.br/2013/10/funcionarios-dos-correios-de-mococa.html

http://www.mococa24horas.com.br/2013/09/carteiros-de-mococa-aderem-greve.html

 
 

Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.