criar site

Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira é finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2013

Livro é inovador e festejado pela crítica especializada
(Foto: TVSul/reprodução; arte: mococa24horas)
(10/10/2013 - www.mococa24horas.com.br) A Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo acaba de divulgar os 20 finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2013 e dentre eles está o mocoquense Antonio  Geraldo Figueiredo Ferreira (foto), com o livro "As Visitas que Hoje Estamos". Antonio Geraldo concorre com outros cinco escritores na categoria Melhor Livro do Ano - Autor Estreante (autores com mais de 40 anos) e o vencedor levará o prêmio de R$ 100 mil.
Considerado o maior prêmio literário do Brasil, esta sexta edição do Prêmio SP de Literatura premiará os melhores escritores em três categorias (Melhor Livro do Ano Autor, Autor Estreante - autores com até 40 anos - e Autor Estreante - autores com mais de 40 anos -) e dentre os finalistas na categoria Melhor Livro do Ano - Autor estão Xico Sá, Zuenir Ventura e Daniel Galera. Em 2012, Bartolomeu de Campos Queirós, com "Vermelho Amargo", venceu na categoria Melhor Livro do Ano - Autor; e Suzana Montoro, com "Os Hungareses", venceu na categoria Melhor Livro do Ano - Autor Estreante.
O anúncio dos vencedores do Prêmio será feito no dia 25 de novembro, no auditório do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
(Foto: divulgação)
Forte mistura de romance, poesia e teatro - Festejado pelo professor de teoria literária, Luiz Costa Lima, e pelo professor de literatura da USP, José Antônio Pasta, o livro de Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira, que foi lançado no ano passado pela editora Iluminuras, é considerado uma das grandes surpresas da literatura brasileira dos últimos tempos e vem recebendo inúmeras resenhas em jornais, revistas, tevês e sites especializados em literatura do País.
O professor José Antônio Pasta, autor da orelha do livro, asseverou: "Verificamos, então, que esse livro tão difícil de se classificar pertence, afinal, à grande família do romance, que, como se sabe, abriga a busca decepcionada de todos os desamparados do sentido, os exilados da pátria transcendental. Um romance-limite, no entanto, porque as falas de que é tecido ameaçam formar grupos temáticos e tramas subjacentes, ao mesmo tempo que se esgarçam em todas as direções. Ficamos pensando se é um romance em formação ou em decomposição, para logo descobrirmos que é um romance que se faz desaparecendo, ou que se forma suprimindo-se – linhagem tão central quanto ignorada nas letras brasileiras. Essa estrutura paradoxal, de si tão abstrata, que tem na morte seu ponto de fuga, acolhe aqui, entretanto, a exalação de um mundo bem determinado – o da grande comarca interiorana (caipira, melhor se diria), que se estende por São Paulo, Minas, Goiás, pedaços do Mato Grosso e do Paraná. Suplantado por um mundo que, pior que ele, não o redimiu nem transcendeu, esse dificultoso mundo caipira, meio rural, meio urbano, às vezes no limite do surreal, encontra-se agora em vias de desaparição. Em as visitas que hoje estamos, tudo o indica, ele dá o seu último suspiro".

Confira a lista dos finalistas -
Melhor Livro do Ano
Daniel Galera - Barba ensopada de sangue (Cia das Letras)
Evandro Affonso Ferreira - O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo Rotterdam (Record)
Elvira Maria Vigna Lehmann - O que deu para fazer em matéria de história de amor (Companhia das Letras)
Francisco J.C. Dantas - Caderno de ruminações (Objetiva)
José Luiz Passos - O sonâmbulo amador (Objetiva)
Miguel Sanches Neto - A máquina de madeira (Companhia das Letras)
Ricardo Lísias - O céu dos suicidas (Objetiva)
Ronaldo Correia de Brito - Estive lá fora (Objetiva)
Zuenir Ventura - Sagrada família (Objetiva)
Xico Sá - Big Jato (Companhia das Letras)
 
Melhor Livro do Ano – Autor Estreante
Mais de 40 anos
Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira - As visitas que hoje estamos (Iluminuras)
Luize Valente - O segredo do oratório (Record)
Maria Silvia de Souza Camargo - Quando ia me esquecendo de você (7 Letras)
Paula Fábrio - Desnorteio (Patuá)
Roberto Schaan Ferreira - Por que os ponchos são negros? (Editora da Cidade)
Rodrigo Fonseca Barbosa - O homem que não sabia contar histórias (Record)
Até 40 anos
Jacques Fux - Antiterapias (Scriptum)
Antônio Salvador - A condessa de Picaçurova (Prólogo)
Luisa Dalla Valle Geisler - Quiçá (Record)
Raphael Montes de Carvalho – Suicidas (Benvirá)

 



Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.