criar site

Raiva bovina já matou 6 animais em Mococa





Controle do morcego e vacina: as melhores armas contra a doença
(Foto: reprodução)

(4/10/2013 - www.mococa24horas.com.br) A raiva bovina está se alastrando em todo o Estado de São Paulo de forma preocupante, já sendo tratada como epidemia rural, existindo regiões onde a situação é epidêmica e outras onde é endêmica ou de alerta.
Segundo dados da Secretaria de Agricultura do Estado, fornecidos à reportagem do Jornal da EPTV, na região de São Carlos, a cidade de Itirapina tem a maior incidência de raiva bovina, com 12 animais infectados. Mococa já registrou 6 casos da doença este ano; São João da Boa Vista registrou 3 e Casa Branca, 1 caso; de acordo com estes indicadores.
O principal transmissor da raiva em bovinos é o morcego sugador de sangue e como ele não tem um predador natural, seu controle é essencial para evitar um surto da doença, alerta especialista consultado pelo mococa24horas, "como também é necessário a vacinação periódica do gado, cavalos, uma vez que a doença não tem cura e pode ser transmitida ao ser humano".
Sintomas da raiva - Segundo a Merial, fabricante de vacinas para uso veterinário em bovinos e cavalos, "em herbívoros (bovinos e cavalos), o principal sintoma é a paralisia. No início, os bovídeos se isolam, emitem mugidos freqüentes e roucos, têm dificuldade para defecar, apresentam sinais de engasgo e andar cambaleante. Deitam-se devido à paralisia dos trens posteriores, não conseguindo mais se levantar até chegar à morte. Ao apresentarem dificuldade de engolir, é comum tratadores e criadores, ou até mesmo veterinários desatentos, colocarem as mãos na garganta dos animais, imaginando que possam ter ingerido um corpo estranho ou alguma planta tóxica, expondo-se à doença. Com a paralisia, o animal fica com movimentos de pedalagem e o pasto em volta fica todo amassado".
Serviço - Mais informações consulte a Casa da Agricultura local (19) 3656-0900.


Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.