criar site

Pipas com cerol ameaçam motociclistas em Mococa

Linha com cerol já causou acidente no bairro Descanso  
(Foto ilustrativa: reprodução da Internet)
(12/8/2013; atualizada em 13/8 - www.mococa24horas) Conhecido como o mês dos ventos, agosto chega trazendo a temporada de empinação de pipas a Mococa e também preocupação aos motociclistas profissionais que diariamente cortam as ruas da cidade transportando e entregando mercadorias, fazendo a economia local movimentar.
Apesar de ser uma das poucas brincadeiras antigas que ainda resistem, o passatempo pode virar vilão se for utilizado cerol na linha que é utilizada para se empinar a pipa ou "papagaio", já que esta prática possibilita derrubar outras pipas e a competição.
Em virtude do risco, os motociclistas são obrigados a colocar uma vareta de ferro, a antena corta-linha de pipa, na parte da frente da moto. A Lei federal nº 12.009, de 29/7/09, obriga os motociclistas que transportam mercadorias e passageiros a usar esta antena corta-linha. O equipamento evita que o condutor seja ferido por linha envolvida em cerol, uma vez que é muito difícil enxergá-la, provocando ferimentos graves na região do pescoço e até a morte (foto ilustrativa; reprodução).
Na semana retrasada, no bairro do Descanso, uma motociclista teve ferimentos graves provocados por uma linha de pipa com cerol.
Cerol é utilizado livremente - Desde 2005, é proibido vender linhas com cerol em Mococa, contudo, a reportagem do mococa24horas constatou diversas crianças e adolescentes empinando pipa com linha com cerol em diversos bairros, como São Domingos, Santa Rosa, Lambari, Cohab II, Descanso e Mocoquinha. A multa é de R$ 2.513,00 (10 UFMMs) para quem for flagrado usando ou vendendo o cerol, mas o desafio dos órgãos fiscalizatórios locais ainda é identificar e aplicar a lei aos responsáveis.
Dicas de como soltar pipas com segurança - Além de representar uma ameaça a motociclistas quando é usada com linha com cerol, a pipa também pode provocar interrupções no fornecimento de energia. A CPFL Mococa dá dicas sobre a forma mais segura de praticar a brincadeira:
"• Pipas devem ser empinadas longe de rede elétrica e de preferência em espaços abertos como praças, parques e campos de futebol. Isso evita interferências na qualidade do fornecimento de energia elétrica, serviço telefônicos e em antenas;
• A utilização de “rabiolas” deve ser evitada, pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques;
• Utilizar papel alumínio na confecção da pipa é perigoso, pois este material, em contato com os fios, provoca curtos-circuitos.
• Caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir do brinquedo. Subir em telhados ou postes para recuperá-las representa risco de choque, assim como tentar removê-las com canos ou bambus.
• Não é indicado soltar pipas na chuva. Ela funciona como pára-raio, conduzindo energia;
• Não é indicado subir nas lajes das casas para empinar pipa, qualquer distração pode causar uma queda;
• Linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum, pois podem provocar choques elétricos;
• É necessário ter cuidado com ciclistas e motociclistas. Acidentes acontecem porque as linhas não podem ser vistas;
• O uso do cerol ou da linha chilena é proibido por lei e pode matar".








Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.