criar site

Mococa participa da Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE/Ministério da Saúde

Pesquisa vai revelar a saúde e o estilo de vida do brasileiro
(23/8/2013 - www.mococa24horas.com.br) O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, em convênio com o Ministério da Saúde e com a coordenação técnica da Fiocruz, está informando que já deu início à coleta de informações da Pesquisa Nacional de Saúde, que abrangerá cerca de 80 mil domicílios, em 1.600 municípios em todo o País, envolvendo a aplicação de questionário e aferições de peso, de altura, da circunferência abdominal e da pressão arterial, coletas de sangue e de urina.
A cidade de Mococa foi selecionada pelo governo federal para participar desta inédita pesquisa que vai conhecer a saúde e o estilo de vida da população brasileira e estima-se que mais de 20 domicílios mocoquenses poderão ser visitados até novembro. Na região, também participam da Pesquisa Nacional de Saúde as cidades de São José do Rio Pardo e São João da Boa Vista.
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da pesquisa é "diagnosticar e avaliar aos serviços junto com os usuários, para analisar as necessidades da comunidade e buscar informações nas áreas da saúde da mulher, da criança, do idoso, pessoa com deficiência, sobre a dengue, violência, saúde mental, dentre outros. Serão investigados: hábitos de alimentação, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, prática de atividades físicas e fatores associados aos comportamentos não saudáveis da população". "Através da pesquisa será possível monitorar o tratamento de hipertensos e diabéticos, redução da obesidade, do tabaco, do álcool, dentre outros, e ela faz parte de mais uma ação para desenvolvimento de estratégias para diversas ações, como Plano de Enfrentamento de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Brasil Sorridente, Rede Cegonha, e outras, além de subsidiar a criação de políticas públicas nas áreas de promoção, vigilância e atenção à saúde do SUS, melhorando e qualificando a assistência na área", informa o Ministério em nota.
Os resultados da Pesquisa serão divulgados em 2014.
Produzir os melhores dados sobre a saúde e o estilo de vida dos brasileiros - A chefe do IBGE de São José do Rio Pardo, Denise Sernaglia Capoano Mantovani, cuja jurisdição abrange 8 municípios, inclusive Mococa, explica a metodologia da pesquisa, com exclusividade ao mococa24horas, "Para produzir os melhores dados sobre a saúde e o estilo de vida dos brasileiros, o questionário da Pesquisa Nacional de Saúde foi elaborado da seguinte forma: primeiro, são feitas perguntas sobre o domicílio, como, por exemplo, abastecimento de água, posse de animais de estimação, ocorrência de visitas de equipes de saúde da família, entre outras. A seguir, as perguntas se referem a cada um dos moradores do domicílio.
(Foto: O Liberal/divulgação)
São perguntas sobre características gerais (sexo, idade, estado civil, entre outras), educação, trabalho, rendimento, deficiência, plano de saúde, utilização de serviços de saúde e saúde de crianças e idosos. No momento da entrevista, um morador maior de idade será selecionado aleatoriamente pelo computador de mão para responder outro questionário com perguntas sobre trabalho, estado de saúde, acidentes, estilos de vida (consumo de bebidas alcoólicas, prática de atividades físicas e fumo, por exemplo), doenças crônicas, saúde da mulher, atendimento pré-natal (quando for o caso), saúde bucal e atendimento médico. Serão tiradas as medidas antropométricas e de pressão, e o entrevistador também pedirá informações para contatos futuros. Na segunda etapa da pesquisa, aplicada em 25% das áreas visitadas, esse mesmo morador maior de idade selecionado para as medidas antropométricas e de pressão arterial fará exames laboratoriais de sangue e urina". "Se for necessário, o entrevistador fará mais de uma visita ao domicílio para completar a pesquisa", salienta Denise Capoano.
Sobre o sigilo das informações coletadas pela Pesquisa Nacional de Saúde, Denise Capoano disse, "todas as informações coletadas pela PNS, inclusive os resultados dos exames laboratoriais, têm sua confidencialidade garantida pela lei do sigilo da informação estatística (Lei nº 5.534) e só podem ser utilizadas para fins estatísticos" e alerta que no momento da pesquisa os entrevistadores deverão portar o crachá do IBGE e o computador de mão (foto).
Serviço - Em caso de dúvida, é possível confirmar a identidade do entrevistador do IBGE pelo tel. 0800-721-8181.






Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.