criar site

Acidentes de trabalho matam 3 no 1º semestre em Mococa

Em 2012, foram registrados 67 acidentes de trabalho, sem vítimas fatais
(Foto: reprodução da internet)
(23/8/2013; atualizada em 24/8 - www.mococa24horas.com.br) Morre uma pessoa por dia vítima de acidente de trabalho no Estado de São Paulo. Esta é a constatação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo diante de dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Divisão de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária Estadual, que apontam 444 mortes em 2012, com base em notificações dos municípios paulistas.
Conforme os indicadores do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São João da Boa Vista, o Cerest, cuja jurisdição abrange Mococa, revelados com exclusividade ao mococa24horas, no ano de 2012 foram registrados 67 acidentes de trabalho grave em Mococa, sendo 61 típicos, 5 ocorridos no trajeto casa-trabalho e 1 de natureza ignorado. O que prevaleceu foi a incidência de "acidentes de trabalho típicos envolvendo lesões provocadas por máquinas e equipamentos sem proteção das partes móveis", informa o Cerest. Não foi houve ocorrência ou notificação de acidente de trabalho fatal em Mococa em 2012.
O Cerest informa que ainda não possui os dados completos de acidentes de trabalho do primeiro semestre de 2013, mas revela que já ocorreram 3 acidentes de trabalho fatais em Mococa (2 aconteceram em abril e 1 em maio), todos ocorridos no exercício da profissão, os considerados acidentes típicos.
Subnotificação precisa acabar - Em entrevista exclusiva ao mococa24horas, a coordenadora do Cerest, Andréa Cristina Montoro Magalhães Taveira, mostrou preocupação em relação à subnotificação de acidentes e doenças do trabalho, alertando que os profissionais de saúde precisam reconhecer mais tais ocorrências, para ajudar a se estimar o real impacto do trabalho sobre a saúde da população, "A subnotificação é um problema, estamos falando da notificação ao Sistema Único de Saúde – SUS, que é através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN, esta notificação é independente do vínculo trabalhista, não tem relação com a CAT que é instrumento do INSS. Neste caso, a responsabilidade de notificar é do profissional de saúde que atende o trabalhador".  "Para se evitar acidentes de trabalho é necessário a aplicação de leis e normas de saúde e segurança", salienta Andréa Taveira.   

Leia também:
http://www.mococa24horas.com.br/2012/08/acidentes-de-trabalho-despencam-em.html






Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.