criar site

Ministério da Pesca habilita 35 cidades paulistas para programa de aquicultura

Mococa enviou proposta para o programa de piscicultura familiar
(Foto ilustrativa: MPA/divulgação)
(20/8/2013 - www.mococa24horas.com.br) O Ministério da Pesca e Aquicultura está informando que habilitou e selecionou propostas de 1.331 municípios brasileiros e de 22 consórcios intermunicipais dos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí e Paraná para o fomento à aquicultura familiar no Brasil. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira, 15, e agora estes municípios terão prioridade para receber equipamentos destinados ao desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura familiar, que consistem em um conjunto de escavadeira hidráulica e trator de esteiras para a construção de viveiros escavados em pequenas propriedades rurais, com o propósito de instalar a criação de peixes.
No Estado de São Paulo, 35 cidades tiveram suas propostas aprovadas. Na região (São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, Casa Branca e Mococa), apenas Mococa enviou propostas (propostas nºs 026331/2013 e 026246/2013), que foram consideradas incompletas e foram desclassificadas. As propostas feitas pela Prefeitura de Mococa tinham como objetivo "Realizar ações no sentido da organização dos produtores e da cadeia produtiva gerando mudanças no caráter organizacional dos praticantes, originando a criação de Associação de Piscicultores, alavancar a cadeia produtiva local e implantar uma unidade de beneficiamento de pescado" e o objeto do convênio era "Apoiar o Programa de Desenvolvimento da Aquicultura Familiar no municí­pio de Mococa através de aquisição de uma Retroescavadeira e um Trator de esteira destinadas à construção e adequação de viveiros de piscicultura, prestação de assistência técnica continuada, e treinamento de produtores".
Para participar do programa de fomento à aquicultura familiar do governo federal, os vereadores mocoquenses aprovaram em sessão extraordinária realizada em 14 de junho, a Lei nº 4.346/2013, de iniciativa da prefeita municipal, Maria Edna Maziero/PSD, criando o programa municipal de desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura familiar em Mococa.
Sobre o programa de piscicultura familiar - Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, "As Prefeituras e consórcios aptos a receberem máquinas implantam, como pré-requisito, programas municipais de apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura familiar. A iniciativa permite que as prefeituras tenham amparo legal para realizar ações de construção de viveiros escavados em propriedades rurais. Os viveiros escavados – áreas abertas no solo para o acúmulo de água, geralmente de mil a 5 mil m² , permitem a criação de espécies como tilápia, tambaqui, pintado e carpas. A piscicultura é uma atividade que pode ser desenvolvida sem comprometer outras atividades do agricultor".
Os municípios ou consórcios públicos intermunicipais habilitados recebem equipamentos (conjunto de escavadeira hidráulica e trator de esteiras) para a construção destes viveiros em pequenas propriedades rurais, visando a criação de peixes.




Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.