criar site

Tomate, cebola, morango... contaminados por agrotóxicos

[15/12 – mococa24horas] Recente pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária revela que o pimentão, morango e pepino (63% e 58%, respectivamente) lideram o ranking dos alimentos com o maior número de amostras contaminadas por agrotóxico durante o ano de 2010 no país. Fazem parte desta lista, também: abacaxi, beterraba, uva, couve, mamão, laranja, maçã, arroz, feijão, repolho, manga, cebola, alface, cenoura e batata.
A pesquisa que analisa a presença de defensivos agrícolas foi feita em parceria com os governos estaduais de todo o Brasil, somente o Estado de São Paulo não participou, alegando que já faz análises por sua conta (apenas analisa arroz, feijão e laranja de maneira inconstante).
A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo em nota informou que estuda ingressar no programa de agrotóxicos da Anvisa somente em 2012.
Desta forma, como não há fiscalização no Estado de São Paulo que avalie o grau de agrotóxicos destes alimentos, a ordem é o consumidor adquirir produtos com origem identificada, já que aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, e escolher alimentos da época ou produzidos por métodos de produção integrada. Alimentos orgânicos também são uma boa opção, já que não utilizam produtos químicos para serem produzidos.
Agrotóxicos causam câncer – Avaliando o resultado da pesquisa, o diretor da Anvisa, Agenor Álvares, disse: “São dados preocupantes se considerarmos que a ingestão cotidiana desses agrotóxicos pode contribuir para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a desregulação endócrina e o câncer”.
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, o consumo de alimentos com concentração excessiva de agrotóxicos ao longo dos anos pode provocar diversas doenças, como câncer, infertilidade, problemas hormonais, deficiência imunológica e distúrbios neurológicos, entre outras patologias. A curto prazo, a ingestão inadequada de agrotóxico pode apresentar sintomas como dores de cabeça, alergia e coceiras.
Cuidados – Deixe os alimentos por 30 minutos em uma bacia d’água com bicarbonato de sódio. Após o período, lave com água corrente. Elimine as folhas externas das verduras. (Foto: reprodução)





Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.