criar site

Prefeitos agindo como reis

:: Por Sérgio Cintra ::

Em nossas andanças pelo País temos visto muitas mazelas nos Municípios Brasileiros. A falta de informação e preparo de alguns Vereadores ou o fato do Prefeito ter a maioria na Câmara, faz com que em algumas cidades tenhamos verdadeiros “Feudos” ou “Reinados”.
Normalmente as decisões são equivocadas e não atendem às demandas da população.
Logicamente, os líderes no poder devem imaginar que as respostas das urnas demonstrarão essa insatisfação mais cedo ou mais tarde.
A maioria das cidades brasileiras não possui o básico plano diretor, então legislam num verdadeiro acaso ou pior ainda, num toma lá, dá cá.
Temos visto Cidades crescendo muito rapidamente sem a devida estrutura mínima e, muitas vezes, causando crimes ambientais terríveis.
Essa estrutura começa com o saneamento básico, com as áreas da educação, da saúde e depois, segurança e trânsito.
Num Município da Grande São Paulo entregaram as áreas verdes a uma Construtora que, por mais bem intencionada, não são compatíveis com o seu objetivo principal. Mesmo que ela esteja travestida de ONG – Organização Não Governamental – isso é um desrespeito à inteligência. É a mesma coisa do BC - Banco Central do Brasil - ser dirigido por uma dessas facções criminosas... Um descalabro!
Tenho visto Câmaras despreparadas para Prefeitos ávidos por poder que tratam os vereadores como subalternos e, para esses casos, precisamos de uma reviravolta. Busque ajuda nos cursos que a União dos Vereadores do Estado de São Paulo ministra, procure a orientação sempre correta e bem intencionada de nossa União de Vereadores para colocar os pingos nos seus devidos “is” e mais que isso, acabar com essas verdadeiras “monarquias” que usam as Cidades para galgar posições mais altas e para benefício próprio.
Entendemos que o poder Executivo só pode funcionar bem tendo o Legislativo como aliado e parceiro, onde os objetivos comuns devem estar acima de quaisquer interesses partidários ou pessoais, pois são de uma responsabilidade que suplanta o individualismo e assume a posição que atende a maioria, a coletividade.
Vamos colocar os Prefeitos no caminho correto, projetando os Municípios para o Futuro, imaginando que somos o melhor País do mundo e precisamos ter as melhores Cidades e os melhores líderes na condução dos objetivos.

Sérgio Cintra é diretor de Meio Ambiente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo.


Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.