criar site

"Superlua" ilumina céu de Mococa

[5/5 - mococa24horas] Desde 1993 que não acontece este fenômeno, assim, quem observar a lua nesta noite de sábado, 5, terá a impressão que ela estará maior e mais brilhante. A explicação científica para o fenômeno é que o satélite natural chega ao ponto mais próximo da Terra e também coincide de ser dia de Lua cheia. A Lua estará aproximadamente 360 mil quilômetros de distância da Terra e esta diferença ocorre porque a órbita da Lua é elíptica.
Segundo James Garvin, cientista-chefe da Nasa, " 'Superlua' uma situação em que a lua é um pouco mais perto da Terra em sua órbita do que a média, e este efeito é mais perceptível quando ocorre ao mesmo tempo, como uma lua cheia. Então, a Lua pode parecer maior embora a diferença em sua distância da Terra é apenas uma pequena percentagem em tais ocasiões". Garvin explica que esta proximidade não afetará a Terra,"Os efeitos sobre a Terra a partir de uma Superlua são menores, e de acordo com os estudos mais detalhados pelos sismólogos terrestres e vulcanologia, a combinação da lua estar em seu mais próximo à Terra em sua órbita, e estar em sua configuração "lua cheia" (em relação à Terra e o Sol), não deve afetar o equilíbrio interno da energia da Terra desde que há marés lunares a cada dia".
Os moradores de Mococa não deverão ter dificuldades para observar a "Superlua", já que a previsão para a noite deste sábado é de pouca variação de nuvens, segundo a Somar Meteorologia. (Foto: Nasa/divulgação)

 Creative Commons License  O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
 

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.