criar site

Falta regulamentar nova lei de acesso à informação em Mococa


[21/5 - mococa24horas] Desde quarta-feira, 16, está em vigor em todo o País a Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011. A lei tem como objetivo regulamentar o direito de acesso dos cidadãos às informações públicas e atinge os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário em todas as esferas e acaba com os impedimentos legais para os cidadãos terem acesso e não tem nenhum custo para o solicitante.
A lei também estabelece prazos para que sejam repassadas as informações ao solicitante, que deve ser dada imediatamente, se estiver disponível, ou em até 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias, e vale para órgãos municipais, estaduais e federais.
De acordo com a Controladoria Geral da União, "Os órgãos e entidades públicas dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), de todos os níveis de governo (federal, estadual, distrital e municipal), assim como os Tribunais e Contas e o Ministério Público, bem como as autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios devem cumprir a lei".
Agora, a lei, que dá prazo para adaptação aos seus dispositivos, precisa ser regulamentada nos Estados e Municípios.
Falta regulamentação em Mococa - A Prefeitura de Mococa já cumpre parte dessa lei com a disponibilização do link "Transparência Pública" (foto no destaque), em sua página na Internet (www.mococa.sp.gov.br), que oferece "Dados analíticos do movimento de Bancos, de Empenhos, de Liquidações, de Pagamento, de Receita; Valores sintéticos da Despesa, da Receita, da Despesa - Função, Despesa - Natureza da Despesa, Despesa - Unidade Orçamentária, do Contábil, e do Financeiro". Mas quem procurar informações sobre o salário do prefeito, vice, assessores e servidores não encontrará. Além dos gastos financeiros e de contratos, a norma garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras realizados na cidade.
No entanto, a lei de acesso à informação ainda não foi regulamentada pelo prefeito municipal, Antonio Naufel/PSDB, que deverá designar um responsável para acompanhar a implementação e desenvolvimento dos procedimentos previstos, bem como orientar sobre a aplicação de suas normas.
Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.