[5/10 – m24h] A Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo acaba de divulgar os municípios que se inscreveram para participar da primeira edição do Prêmio “Municípios que Fazem Render Mais”, cujo objetivo é identificar, reconhecer e disseminar itens da gestão dos recursos públicos, como sustentabilidade, transparência, participação popular, contribuição para o desenvolvimento local, custeio e qualidade do investimento e responsabilidade fiscal e social.
“A ideia é valorizar as boas ideias, as iniciativas que dão resultado positivo e consequente retorno à população das cidades", explica o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.
Prêmio recebe 74 inscrições – O Estado tem 645 cidades e 74 delas se inscreveram para concorrer ao prêmio, representando 11,3% do total de municípios, nos quais residem quase 11 milhões de habitantes e que concentram 25,9% do Produto Interno Bruto paulista. Mococa não concorrerá ao Prêmio, mas as cidades da região, Aguaí, São Sebastião da Grama e São João da Boa Vista estão no páreo.
O Prêmio, que é promovido pela Fiesp e tem a parceria da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), “objetiva identificar e disseminar os esforços voltados à melhoria da capacidade de planejamento e gestão, à democratização e à prestação de serviços de qualidade aos cidadãos, entre outros objetivos, de forma a conferir reconhecimento às prefeituras do Estado de São Paulo que vêm desenvolvendo boas práticas de gestão pública”, conforme informa os seus organizadores.
Como funciona o Prêmio – De acordo com a Fiesp, “ O processo de avaliação será conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que irá visitar os municípios pré-qualificados e ao final elegerá nove deles divididos em três categorias: até 50 mil habitantes, de 50 mil até 250 mil habitantes e acima de 250 mil habitantes. Em outubro, 30 cidades serão pré-selecionadas. Destas, 15 passam para a fase final, quando os municípios são visitados pelos técnicos da FGV, em fevereiro de 2012. Em março, as nove vencedoras serão anunciadas. Apenas os 30 finalistas e os vencedores de cada categoria serão divulgados”. (Foto: divulgação)
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |