criar site

Epidemia de dengue ameaça Mococa

[2/10 – m24h; atualizada em 3/10] Mococa corre risco de ter epidemia de dengue no próximo verão. A Secretaria de Estado da Saúde, com base em mapeamento realizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Sucen, identificou 283 cidades com alto de risco de dengue, que possuem maior vulnerabilidade para a circulação do vírus da doença, entre elas está Mococa. Da região, as cidades de São José do Rio Pardo e São João da Boa Vista também estão na mesma situação de risco.
Desta forma, a Secretaria de Saúde convocou os prefeitos destas cidades para encontro,  nesta segunda-feira, 3, na Faculdade de Medicina da USP. Marcos Boulos, Coordenador de Controle de Doenças da SES, abriu o Encontro apresentando os últimos dados da doença e o Plano Estadual de Intensificação das Ações para 2011/2012. Em sua fala, Boulos destacou o treinamento rápido em serviço que vai preparar médicos e enfermeiros para a identificação dos sinais de gravidade da doença e a cartilha do gestor, publicação distribuída no evento, com informações básicas que envolvem a dengue. O objetivo do encontro foi o de mobilizar as prefeituras em torno do tema, uma vez que, conforme preconiza o SUS (Sistema Único de Saúde), as ações de campo para o controle de criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, devem ser executadas pelos municípios. Leia matéria relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2011/09/71-casos-de-dengue-em-mococa.html
O secretário de Estado da Saúde, Giovani Guido Cerri, informa que “A entrada em circulação do subtipo 4 do vírus da dengue no Estado aumenta o número de pessoas suscetíveis à doença, ampliando o risco de casos graves e óbitos. Por isso esta mobilização é fundamental para que os municípios estejam preparados tanto do ponto de vista de controle do vetor quanto na adequada assistência médica aos pacientes com suspeita de dengue”, e adiantou que,  de acordo com a situação enfrentada pelos municípios, o Estado poderá suplementar o atendimento à população com hospitais de campanha, exclusivos para os casos de dengue.
O atual governador do Estado, Geraldo Alckmin/PSDB, anunciou o reforço orçamentário de R$ 3,5 milhões para serem aplicados no diagnóstico laboratorial, controle de vetor e treinamentos. (Foto: Secretaria de Estado da Saúde/divulgação)



Creative Commons License






O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria



Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.