[5/10 – m24h] A AES Tietê acaba de informar que realizará nesta terça-feira, 11, na usina Limoeiro (foto), em Mococa, os últimos testes anuais de abertura e fechamento de vertedores. A usina Limoeiro entrou em operação em 1958, tem 2 turbinas e um reservatório de área de 3,3 km² e volume de 34,13 x 106 m³ .
Na segunda, 10, os testes acontecem na usina Euclides da Cunha, em São José do Rio Pardo.
O período de testes nas usinas da empresa teve início em 15 de agosto e terminará na próxima semana. No total, passaram pelos testes, nove usinas e uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica). Segundo a AES, “Os testes de vertedores acontecem anualmente e tem como finalidade garantir o funcionamento adequado dos equipamentos para proporcionar o controle dos reservatórios, visando à segurança das barragens e da população ribeirinha durante a estação das chuvas, que ocorre nos meses de novembro a abril. A medida segue a orientação do ONS (Operador Nacional do Sistema) e o tempo de abertura e fechamento das comportas é de 30 minutos”. No período dos testes, a AES Tietê alerta os pescadores e os proprietários de ranchos para possíveis elevações no nível do rio, entretanto não há riscos de enchentes ou alagamentos decorrentes da abertura das comportas.
Sobre a AES Tietê – A AES Tietê S.A. é uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do país, com capacidade instalada de 2,65 mil MW (megawatts). Suas nove usinas hidrelétricas e duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) respondem por cerca de 18% da energia gerada no Estado de São Paulo e por 2,4% da produção nacional. Os reservatórios que integram as usinas viabilizam diversas atividades econômicas como irrigação, turismo e abastecimento confiável para os municípios do entorno, entre outras.
Serviço – A empresa coloca à disposição das comunidades o telefone 0800-7040589 para informações. (Foto: AES Tietê/divulgação)
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |