[16/3 – mococa24horas] De acordo com o Índice de Desempenho do SUS, o IDSUS, divulgado no início do mês, o serviço público de saúde de Mococa recebeu a nota 5,38, em uma escala de 0 a 10. Criado pelo Ministério da Saúde, as médias divulgadas pelo Índice são compostas pela avaliação de 24 indicadores da gestão do SUS nos municípios, entre os anos de 2008 e 2010 (as de 2011 estavam incompletas), que avaliaram se a população está conseguindo ser atendida em uma unidade pública de saúde, além da qualidade do serviço.
Para calcular o desempenho do SUS em cada cidade do país, os técnicos do Ministério da Saúde dividiram os municípios em seis grupos, dependendo da condição econômica e da estrutura de saúde disponível (hospital, posto de saúde, laboratório). Os grupos 1 e 2 formados por municípios que apresentam melhor infraestrutura e condições de atendimento à população. Os grupos 3 e 4 por aqueles com pouca estrutura de média e alta complexidade. Os que não oferecem estrutura para atendimentos especializados foram classificados nos grupos 5 e 6.
Mococa (5,38 pontos) faz parte do Grupo 3 e o município que conseguiu melhor desempenho neste grupo foi Rosana, com 8,17 pontos. Na região, Casa Branca foi a cidade com melhor desempenho, com 5,93 pontos, seguida de São João da Boa Vista (5,86 pontos) e Divinolândia (5,41), já São José do Rio Pardo teve nota 4,33; todas também fazem parte do Grupo 3.
Arco-íris é a melhor do País – No Grupo 1, que reúne os 29 municípios com melhor renda e infraestrutura de atendimento, Ribeirão Preto atingiu 6,69 pontos, abaixo da média 7 estipulada pelo Ministério, mas ocupando a terceira posição entre os municípios brasileiros com melhor sistema público de saúde do Grupo 1. O serviço público de saúde do município paulista de Arco-íris teve o melhor desempenho do Brasil, com 8,38 pontos, acima da média mínima do Ministério da Saúde, estipulada em 7.
Mais verbas - O Idsus será calculado a cada três anos. Porém, o Ministério da Saúde pretende fornecer uma avaliação anual às prefeituras e estados, com o objetivo de estimular os gestores locais a cumprir metas acertadas com o Governo Federal, que vai usar os resultados como critério para concessão de verba extra a estados e municípios. O que foi confirmado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “O Idsus é um indicador para avaliar a melhoria da ‘fotografia’ de hoje com a dos próximos três anos. Quem melhorar o desempenho, merece receber mais incentivos”. Nenhum município do Estado de São Paulo tirou a nota mínima (0) ou a máxima (10).
Assim, esta avaliação do IDSUS constatou que o brasileiro ainda enfrenta muita dificuldade para conseguir uma consulta ou um exame na rede pública.
Revisão – Os municípios que constatarem divergências nos resultados divulgados poderão ter suas médias revisadas e, para tanto, deverão encaminhar petição detalhada ao Ministério da Saúde. endereçada ao Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS. (Fotos: mococa24horas e SUS/divulgação).
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License. Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |