[16/3 – mococa24horas] Acontece neste sábado, 17, a partir das 8h00, na sede do Lions Clube de Mococa, a segunda campanha de doação de sangue. Segundo a Fundação Pró-Sangue, a cada dois minutos, um paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil, assim a doação de sangue em Mococa é um ato cidadão que pode salvar vidas e revela a necessidade desta solidariedade para com o próximo.
Para doar, o candidato tem que ter entre 16 e 68 anos, estar em boas condições de saúde (sem gripe ou febre, por exemplo) e pesar 50 kg ou mais. O voluntário não poderá estar em jejum, mas deve consumir uma refeição leve, dormir pelo menos 6 horas na noite anterior e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antes.
Segundo especialista consultado pelo mococa24horas, a mulher pode doar três vezes ao ano, a cada 90 dias, e o homem quatro vezes, a cada 60 dias. Portadores de doença de chagas ou malária, hepatite, HIV ou diabetes não podem ser doadores de sangue.
A doação obedece a critérios técnicos e não oferece qualquer tipo de risco ao doador. No ato da doação é necessário apresentar documento de identidade.
As próximas campanhas de doação de sangue no Lions Clube neste primeiro semestre acontecerão nos dias 24 de maio e 21 de junho.
Serviço – O Lions Clube de Mococa fica na R. Natal Cominato, 133 (Jd. Alvorada), tel. (19) 3656-2900 (falar com Sr. Porto). (Foto: reprodução/ilustrativa)