criar site

Dia Mundial da Água: mais ação e menos comemoração

:: Por Mara Avellar, especial para o mococa24horas ::

[22/3 - mococa24horas] Nesta quinta-feira, 22 de março, o mundo celebra o Dia Mundial da Água. Infelizmente não temos muito o que comemorar, pois mesmo vivendo em um planeta  que é composto de água em 97%, só 3% dessa água é doce e apenas 0,01% serve para o consumo humano. E o desperdício desse bem, mais precioso que qualquer outra riqueza, é latente e cresce a cada dia.
A escassez de água vai obrigar as populações a buscar a água cada vez mais longe, o que vai encarecer cada vez mais o recurso na próxima década. E os profissionais que atuam no serviço de captação e distribuição de água potável concordam com a tese da falta da água a partir de 2020 e no Brasil dentro de 30 anos acontecerão problemas de abastecimento.
As campanhas de conscientização sobre a importância de economizar esse recurso natural que não é infinito, se multiplicam. Hoje, milhares de prefeituras estarão desenvolvendo atividades educativas, em comemoração à data, com a finalidade de conscientizar as atuais e futuras gerações sobre a necessidade de economizar a ÁGUA.
Juntam-se a elas as ONGs ambientalistas, que também desenvolvem trabalhos de conscientização e milhares de empresas espalhadas pelo Brasil e o mundo também estão engajadas no esforço de conscientizar a humanidade de que precisa economizar, se quiser sobreviver neste planeta.
O Brasil tem 12% da água doce mundial, sendo que 70% dos recursos hídricos ficam na bacia Amazônica. Traduzindo, a água está bem longe dos grandes centros urbanos, o que dificulta a sua captação e distribuição. Mas, em muitos países, a água já não existe e as pessoas vivem a situação dramática de ter que comprar água para o consumo diário.
ONU alerta as nações – A ONU - Organização das Nações Unidas, criou o Dia Mundial da Água através da Resolução nº A/RES/ 47/193, de 22/2/1993, declarando todo dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial da Água. Um dia destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados à água. A ONU divulgou um documento onde alerta que a principal disputa no planeta nos próximos 50 anos não será por petróleo, ouro, carvão ou minérios, mas por água – situação capaz de criar um exército de “refugiados ambientais” que vão perambular em busca de abrigo e proteção. Calcula-se que 3,9 bilhões de pessoas no mundo podem sofrer com a falta de água até 2030, o que significa 47% da população mundial estimada para 2030.
São dados assustadores. Certamente cada país vai considerar que o acesso aos recursos naturais será uma questão de segurança nacional. E claro que, quem mais vai sofrer serão os países do terceiro mundo, como o Brasil, e especialmente os africanos que compartilham rios e bacias.
Hoje, grande parte das fontes de água - rios, lagos, represas, estão sendo contaminados, poluídos e degradados pela ação predatória do homem.
O Dia Mundial da Água este ano tem como tema “Água e Segurança Alimentar” e tem como objetivo incentivar a reflexão, análise e conscientização para a necessidade de preservar a água e, principalmente, usá-la com critério, economizando esse bem tão precioso para a vida humana.

Em Mococa – Em Mococa, por meio da Lei Municipal nº 3.958/2009, do vereador Marcos Daniel Vicente, “Nane”, foi instituída a Semana da Água. Em 2011, o vereador distribuiu um folder nas escolas, com material educativo sobre a importância de economizar a água para as gerações futuras. Este ano, o vereador está enviando um banner, por e-mail, com alerta de conscientização sobre o tema (foto).
Faltam ações – Marcos Daniel Vicente, “Nane”, também reivindicou ao prefeito a elaboração de uma programação para marcar a Semana da Água, e transmitir à toda a população a mensagem sobre a importância de se economizar a água e o seu uso racional. Até o fechamento da edição desta notícia não tinha sido divulgado nenhuma programação para lembrar a data. (Fotos: reprodução/divulgação e divulgação)


 
Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.