[4/8 – m24h] A UPA 24h – Unidade de Pronto Atendimento que será construída em Mococa na entrada da cidade, Avenida Monsenhor Demosthenes Pontes, 1.655 (ao lado do posto da Polícia Militar), terá capacidade para atender até 150 pacientes por dia, com oito leitos e está classificada como de porte I. A construção foi autorizada pelo Ministério da Saúde e faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e do programa Saúde Toda Hora, que está reorganizando a rede de atenção às urgências do SUS – Sistema Único da Saúde.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, serão investidos na construção e compra de equipamentos, R$ 1,4 milhão, sendo que o governo federal administrado pela atual presidente da República, Dilma Roussef/PT, repassará recursos para a manutenção da UPA, após a inauguração do serviço.
UPA avança no Estado – No Estado de São Paulo, além de Mococa serão construídas UPAs este ano em Americana, Franca e Lins (porte I); Jandira, Sorocaba, Tatuí e Votorantim (porte II, 12 leitos e capacidade para atender 300 pacientes); Franca e Diadema (porte III, 20 leitos e capacidade para atender 450 pessoas). Ao todo, o Estado já possui 118 UPAs habilitadas e 15 em funcionamento. Em nível nacional, existem outras 478 já habilitadas, 113 em funcionamento e outras 99 estão previstas para inaugurar até o final de 2011. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sobre a expansão da UPA, declara: “E estamos construindo muito mais. No Rio Grande do Sul autorizamos 30 unidades. Além da oferta de um serviço de qualidade, elas têm o papel de reorganizar a rede de urgência e emergência do SUS”.
Como funciona a UPA 24h – A UPA 24h de Mococa oferecerá assistência em situações de emergência durante 24 horas por dia, todos os dias da semana, funcionando como unidade intermediária ao hospital e ajudará a desafogar o pronto-socorro local, o do Hospital “Carolina de Figueiredo”, o único da cidade, ampliando e melhorando o acesso dos mocoquenses aos serviços de emergência no SUS. Ao atender um chamado de urgência, o Samu/192 presta o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para a UPA ou para o hospital da rede, ou da região, nas situações mais graves. Com informações do Ministério da Saúde. (Fotos: Ministério da Saúde/divulgação)
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |