[28/8 – m24h] Perto de São Paulo, a 266 km , Mococa neste 7 de Setembro tem muitos atrativos a oferecer para quem quer curtir um feriado prolongado ou apenas está interessado em fazer turismo por um dia sentindo cheiro de mato e relaxando na roça. A cidade faz parte do Consórcio Regional de Turismo do Nordeste Paulista/ Circuito Paulista Café com Leite, da Secretaria de Turismo do Estado.
Conhecida por suas fazendas do fim do século 19, três delas merecem visita, Fazenda Nova, Prata (foto) e Buracão, ou, então, descobrir os encantos da Cachoeira do Itambé.
Lua cheia é sinal de cavalgada - Na Fazenda Nova (foto), instalada em área remanescente de Mata Atlântica de transição para o Cerrado, é possível ver mais de cem espécies de aves e pequenos animais silvestres, como quatis, tatus e veados. As trilhas dentro da fazenda são um estímulo a um passeio a pé ou a cavalo. E falando em cavalo, é especializada em cavalgada e aulas de equitação, de salto, adestramento e CCE (níveis intermediário e avançado). Os hóspedes podem participar da rotina da fazenda, alimentando cavalos, escovando-os ou ajudando na doma, sempre com monitoramento. Possui 7 apartamentos mobiliados com móveis de época, piscina de hidroginástica, biblioteca com mais de 3.000 títulos e os cachorros da família são bem-vindos.
Jeito de casa da vovó - Já na Fazenda Prata, são 2 casas bem gostosas, com 6 quartos cada uma, com sala para os papos, cozinha para o brigadeiro noturno, acomodando em alguns quartos até 8 acampantes. Tem tulha antiga, o paiol tem uma parede de escalada e um escorregador, brinquedão com tirolesa e uma cama elástica. O porão, antiga sala de máquinas da tulha, é a sala de jogos. Tem teatro que funciona no salão da Prata, construído em 1962, para que as famílias viessem assistir televisão, o refeitório é na antiga escola da fazenda. Tem curral, pomar, piscina de água natural, açude para as temporadas de verão, matas para trilhas, plantações (café, cana, milho, feijão) e horta.
Pôr do sol impressionante – A hospitalidade e a cultura da região café com leite são a marca da Fazenda Buracão (foto), cujo nome é inspirado em uma grande falha geológica existente em área de preservação ambiental onde nasce o córrego Fundo, afluente do rio Pardo, e que pode ser visitado por trilhas a pé, a cavalo ou de barco. As atividades agropecuárias desenvolvidas na Fazenda podem ser acompanhadas, o que possibilita viver o dia a dia rural e desfrutar o lazer caboclo. A dica é curtir o pôr do sol, pois a vista é impressionante.
Queda de água deslumbrante – Pertencente à Mococa e Cássia dos Coqueiros, a Cachoeira do Itambé (foto) é um convite à aventura. Incrustada em um vale com fauna e flora diversificadas, a cachoeira tem 84 metros de altura, e para quem quiser testar a adrenalina, no seu pé tem trilha com um declive acentuado e apenas cordas servem de corrimão.
Mais dicas – Além destas atrações, e se tiver fôlego, é preciso visitar a Praça da Matriz, com seu conjunto arquitetônico de casarões do fim do século 19, a Igreja do Rosário e o Cine Mococa, com uma arquitetura que remonta os anos 1950. Leia matéria relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2011/08/mococa-e-ponto-de-partida-do-caminho-da.html
Serviço – Fazenda Nova, tels.: (19) 3656-0109/3634; Fazenda Prata, tel. (11) 3081-4192/3079-7646; Fazenda Buracão, tel. (19) 3656-1313; Cachoeira do Itambé, tel. (16) 3669-1592.
Serviço – Fazenda Nova, tels.: (19) 3656-0109/3634; Fazenda Prata, tel. (11) 3081-4192/3079-7646; Fazenda Buracão, tel. (19) 3656-1313; Cachoeira do Itambé, tel. (16) 3669-1592.
Para saber como chegar a Mococa, acesse o seguinte endereço eletrônico:
(Fotos: Fazenda Prata/ Fazenda Nova/Circuito Café com Leite/Amitur – divulgação)
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |