[5/8 – m24h] Próxima parada: EUA. É assim que alunos da Fatec-Mococa, Etecs “João Baptista de L. Figueiredo” e “Francisco Garcia” aprovados no Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, mantenedor das instituições de ensino, estão, pois em setembro deverão fazer um curso de imersão de língua inglesa nos Estados Unidos.
Fatec-Mococa – O professor de inglês, Dr. Helio Roberto de Moraes, da Fatec-Mococa, participou da primeira etapa do Programa de Intercâmbio Cultural aperfeiçoando metodologias de ensino da língua inglesa e praticando networking em San Diego. Em setembro, será a vez do estudante do 6º período do curso superior de Tecnologia em Informática para Banco de Dados e Redes de Computadores, Mauricio Aparecido Accorinti, embarcar para os EUA para estudar inglês. Segundo o diretor da Fatec-Mococa, Diogenes Bosquetti, “a ida de alunos do Ceeteps nos USA abre a possibilidade de uma maior qualificação do profissional egresso nas Fatecs, aumento de contatos com empresas, indústrias e autarquias tanto nacionais quanto do exterior, dá visibilidade aos cursos superiores de tecnologia, muitas vezes ainda mal compreendidos pela população, e torna as Fatecs ainda mais atraentes para aqueles que desejam ter uma graduação tecnológica”.
Etecs “Eletrô” e “Francisco Garcia” – Na Etec “João Baptista de Lima Figueiredo”, quem deve embarcar para Seattle (foto), em setembro, será Junio Barbosa do Prado, que cursa o 3º módulo de Manutenção e Suporte em Informática. O programa de intercâmbio do Centro Paula Souza levou, em março deste ano, o estudante Pedro dos Santos Malavassi para estudar inglês em ritmo de imersão em Chicago. Na avaliação do diretor da “Eletrô”, Marcelo Dias do Lago, o programa de intercâmbio cultural do Centro Paula Souza, “trata-se de um programa de relevada importância socioeducacional, uma vez que contempla os melhores alunos das Etecs com a oportunidade de participar de uma experiência rica e única para a formação cidadã dos nossos jovens”.
Já na Etec “Francisco Garcia”, quem participará do Programa será a estudante Urânia Caroline Serra, estudante do último semestre de Administração, que irá também para Seattle. A professora de inglês da unidade, Catarina Roberta Rossetti (foto), voltou de San Diego na quarta-feira, 27 de julho, onde fez curso com foco no desenvolvimento de práticas pedagógicas na Universidade da Califórnia. Já em março, Thaís Tavares da Silva, que cursava o último semestre de Administração, foi para Portland.
Sobre o programa de intercâmbio – O Programa de Intercâmbio Cultural foi criado em 2010. As bolsas oferecidas pelo Centro Paula Souza incluem passagem aérea, curso intensivo de quatro semanas, acomodação em casa de família, traslados, seguro saúde e uma ajuda de custo de US$ 400,00. Não estão incluídas despesas com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. O Student Travel Bureau é o escritório responsável pela viagem e estada dos estudantes e professores fora do Brasil.
Serão oferecidos este ano 600 bolsas de estudo de inglês nos EUA (Chicago, São Francisco, Seattle, Portland e San Diego), sendo 500 para alunos dos ensinos técnico e tecnológico e 100 para professores. O Programa começou no primeiro semestre, quando viajaram outros 50 professores (janeiro) e 250 alunos (março e abril) (na foto, estudantes em Portland). Ainda em 2011, viajam mais 250 estudantes (setembro). O investimento total do Governo do Estado será de R$ 5,8 milhões. (Fotos: Seattle University/Etec “Francisco Garcia”/Centro Paula Souza - divulgação)
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |