[19/8 – m24h] A forte massa de ar quente e seco sobre o Sudeste e o Centro Oeste esta semana derrubou a umidade do ar no País. E em Mococa não foi diferente e o clima seco castigou os seus moradores. A Cetesb, na quarta-feira, 17, proibiu a queima de palha de cana em Mococa e em mais 122 cidades em virtude da baixa umidade do ar. Segundo os indicadores do Inmet, a média dos índices de umidade do ar verificados em Mococa nesta quinzena ficou em 23%, o que é preocupante segundo os organismos de controle da qualidade do ar.
Saúde afetada - De acordo com profissionais de saúde consultados pelo mococa24horas, o clima seco está provocando na população mocoquense problemas respiratórios, tosse, coriza, espirros e ressecamento da mucosa nasal. Para amenizar os efeitos desta baixa umidade, é recomendado aumentar o consumo de água (pelo menos 2 litros por dia), umidificar o ambiente com bacias e toalhas, evitar exercícios físicos e exposição ao sol entre 10h00 e 16h00, limpar os olhos e o nariz com soro fisiológico e evitar banhos longos.
Temperatura cai e melhora o ar - Uma frente fria prevista para este final de semana no Estado e território nacional, segundo a Somar Meteorologia, deve melhorar a secura, pois deve ocorrer pancadas de chuva no sábado, 20, com temperatura máxima de 30ºC e mínima de 17ºC. A previsão da Somar ainda aponta para domingo, 21, máxima de 25ºC e mínima de 16ºC; segunda-feira, 22, vai ter sol alternado com chuva, com máxima de 24ºC e mínima de 12°C. Na terça, 23, máxima de 28ºC e mínima de 14ºC; e máxima de 30ºC e mínima de 15ºC na quarta-feira, 24. (Foto: arte)
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |