[5/8 – m24h; atualizada às 12h43] Os indicadores da Somar Meteorologia apontaram 3ºC nesta madrugada em Mococa. Assim, a cidade viveu a segunda madrugada mais fria do ano. Apesar de todo esse frio ser comum nesta época do ano, o mocoquense está arrepiado com tanto frio, que é resultante de constantes frentes frias. A última onda de frio foi verificada em 28 de junho, quando os termômetros apontaram 3,2º C. Leia matéria relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2011/06/frio-atinge-3c-em-mococa.html
Para explicar este frio, mococa24horas entrevistou com exclusividade a meteorologista, Cassia Beu, da Somar, que informou, "esse frio todo foi causado pelo avanço de uma massa de ar polar que chegou depois da passagem de uma frente fria. No inverno, essas massas de frio são mais intensas e, por isso, temos temperaturas mais baixas". Sobre a previsão para as próximas semanas, Beu ressalta: "podemos dizer que agosto será bem parecido com julho. Lembra-se que em julho houve uma forte onda de frio no começo do mês e depois fez calor. Assim, também deverá se comportar agosto, com a volta do calor já neste fim de semana e possibilidade de outra onda de frio entre o fim de agosto e início de setembro".
Sobre a ventania verificada na semana, os ventos na região de Mococa foram de 30 a 40 km/h, em contraste com São Paulo (capital), onde os ventos foram de 60 a 70 km/h, Cassia Beu explica: "A ventania observada no começo da semana foi causada por um ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul e depois foi para o oceano e pela diferença de temperatura entre o calor que fazia no Brasil no começo da semana e a massa de ar polar que já aproxima do País. Os contrastes de temperatura e umidade fazem que os ventos sejam mais intensos".
E os ventos verificados em Mococa serão bem-vindos no domingo, 7, já que acontecerá "Festival de Pipas", a partir das 9h00, nas Quadras de Cidadania, evento lúdico que o departamento de Esportes da Prefeitura local estará promovendo.
Previsão para os próximos 3 dias – De acordo com a Somar Meteorologia, a temperatura neste final de semana deve melhorar. Sábado, 6, máxima de 30ºC e mínima de 12ºC; domíngo, 7, máxima: 30ºC, mínima: 14ºC; e segunda-feira, 8, máxima: 31ºC e mínima: 14ºC. (Foto: m24h)
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |