[30/11 – m24h] Desde quinta-feira, 24, as unidades públicas de saúde de Mococa e distritos estão mobilizadas para combater o preconceito e o medo do exame que pode identificar precocemente a infecção pelo vírus da Aids. A campanha “Fique Sabendo”, do Programa Estadual de DST/Aids e Instituto Adolfo Lutz, em parceria com a diretoria municipal de Saúde e o programa municipal DST/AIDS, movimenta até hoje, 30, a oferta gratuita de testes de rápido diagnóstico e exame convencional nas unidades de saúde. Segundo dados preliminares da campanha, verificados nos primeiros dias, 521 mocoquenses já tinham feito o exame.
Segundo a diretoria municipal de Saúde, “A Prefeitura de Mococa já tem tradição em participar desta campanha há 4 anos, o que demonstra o interesse do Departamento de Saúde no combate à epidemia. O plano tem por objetivo geral reduzir para 15% o diagnóstico tardio de HIV e aumentar em 100% a população testada para HIV pelo menos uma vez na vida no Estado de São Paulo”.
Ainda dá tempo de participar e a pessoa interessada poderá ligar para o Disque DST/AIDS (0800-162550) ou (19) 3656-9930/3665-0291/3656-4705 para verificar qual a unidade de saúde mais próxima para fazer o exame. Quem tiver o vírus detectado em exame receberá orientação e encaminhamento imediato para acompanhamento médico adequado à doença. Todo o processo é feito de maneira cautelosa e sigilosa.
9 pessoas morre por dia vítima da Aids – Segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde, com base no boletim epidemiológico do Programa Estadual de DST/Aids, a doença mata 9 pessoas por dia, em média, no Estado de São Paulo.
Exposição sobre Aids na “Rogério Cardoso” – Para comemorar o Dia Mundial de Combate à Aids, nesta sexta-feira, 1º, às 19h30, está prevista a abertura de Exposição sobre a Aids na Casa de Cultura “Rogério Cardoso”. A exposição vai até o dia 15 de dezembro. (Rua Muniz Barreto, 54, Centro, tel. [19] 3656-9030). (Foto: reprodução/ilustrativa)
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |