[23/11 – m24h] A historiadora e fotógrafa Suzana Barreto Ribeiro lança nesta sexta-feira, 25, às 20h00, no Clube da Praça, em Mococa, o livro “Inventário Arquitetônico de Mococa”. A publicação apresenta uma análise da arquitetura de 53 edificações públicas e privadas da cidade, que inclui quatro igrejas, convento São José, teatro municipal (foto), santa casa, estação ferroviária, além de casas e colégios da cidade do início do século XX.
“A intenção do livro é fazer uma revisão da arquitetura e urbanismo da cidade, com base nos levantamentos históricos de cada imóvel, mapear a produção e mostrar a importância deste patrimônio”, explica Suzana Barreto Ribeiro. “O objetivo é também suscitar a discussão de como será preservado e o que será feito daqui em diante em relação a estas obras”, completa.
Para a análise técnica das edificações, Suzana contou com a contribuição de arquitetos. “É um projeto coletivo”, define. A historiadora passou a infância em Mococa e deixou o município aos 14 anos. “É impressionante ver que a cidade tem um conjunto arquitetônico como este”, completa.
O livro, que tem 212 páginas, faz uma viagem pela história da cidade e mostra também o progresso de Mococa por meio da cultura cafeeira e as modernizações urbanas sofridas. A obra tem patrocínio da Metalúrgica Mococa e Renovias.
Serviço – Clube da Praça, Pça. Marechal Deodoro, 23, Centro. (Foto: mococa24horas)
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |